arrow_backVoltar

Em São Paulo

WPP inaugura campus de 39 mil m² (com campanha)

12.11.25

Um "campus" do grupo WPP acaba de ser inaugurado em São Paulo, em evento realizado na terça-feira (11). Batizado de WPP Vila e localizado na Vila Leopoldina, o espaço de 39 mil metros quadrados reunirá cerca de 4 mil profissionais de 21 agências e empresas da holding.

O lançamento integra estratégia global da holding de criar "campus" - deverão ser mais de 65 unidades em todo o mundo, até o final de 2025. 

Desenvolvido pela Brookfield Properties e assinado pelo arquiteto Gustavo Utrabo, o projeto na capital paulista pretende inspirar a integração das diferentes expertises dentro do grupo, bem como criatividade e inovação.

"Um espaço físico construído para estimular a colaboração, de modo que as diferentes especialidades possam conversar num mesmo local, sem fragmentação, é estratégico", acredita Stefano Zunino, country manager do WPP no Brasil.

"O pedido era que o projeto fosse flexível, que incentivasse as pessoas a se locomover, com varandas e outros espaços conectados. Pensamos em muitos ambientes em que os profissionais pudessem 'estar do lado de fora'", conta Utrabo.

Além das empresas do grupo, o campus tem espaços para eventos e reuniões com clientes, bem como um partner lounge, em que parceiros - como Amazon Ads, Globo, Netflix e Mercado Ads - têm salas exclusivas e estações de trabalho. Os locais receberão diariamente equipes de parceiros de mídia e tecnologia - segundo o WPP, é o "primeiro espaço do tipo instalado em um campus do grupo no mundo".

Recentemente, o WPP inaugurou campi também em Sydney, Paris, Manchester e TorontoCindy Rose, CEO do grupo, esteve presente na inauguração na capital paulista - tirando Londres (Inglaterra) e Nova Y0rk (EUA), essa foi a primeira viagem da executiva para o lançamento de um campus da holding. “O Brasil é um dos mercados mais dinâmicos e criativos do mundo, e o WPP Campus São Paulo é um símbolo poderoso do nosso compromisso com o país. Ele foi projetado para ser um espaço verdadeiramente inspirador e aberto – onde nossas pessoas, clientes e parceiros possam se reunir para aprender, criar e impulsionar um crescimento habilitado por IA", diz.

Campanha

O "jeito brasileiro de criar" inspira a campanha, desenvolvida pela Grey Brasil, que marca o lançamento do WPP Vila.

E por que "Vila"? De acordo com Manir Fadel, presidente e CCO da agência, por aqui as "vilas" carregam uma cultura de "portas abertas, de comunidade", que traduzem o "espírito" do novo campus. O nome WPP Vila também faz referência ao território em que está inserido, a Vila Leopoldina, a fim de reforçar o "pertencimento e identidade local".

A comunicação apresenta as agências do grupo como núcleos interconectados em um espaço multidimensional, compondo um ecossistema em que competências diferentes se conectam.

Os pontos da logo do WPP, que simbolizam união, tornam-se o fio condutor das peças, que passam por imagens do WPP Vila, "do verde dos jardins à robustez do concreto".

O esforço é composto por peças para mídia digital (assista ao filme, abaixo), out of home e impressa.

Partimos de um desafio claro: criar para o campus uma identidade que integrasse o ecossistema do grupo sem perder o sotaque brasileiro. O insight: no Brasil, ‘vila’ é vizinhança, autonomia com convivência. Por isso, na campanha, transformamos os pontos da logo do WPP em vizinhos: cada ponto representa uma empresa e as conexões viram ruas e fluxos de colaboração”, comenta Fadel. "Daí nasce um sistema vivo e modular, operável por todas as agências, que respeita os códigos globais do WPP e ganha acentos locais nas cores e texturas do espaço. O que queremos comunicar é mais clareza do ecossistema, mais agilidade entre disciplinas e uma expressão de marca que transforma convivência em potência criativa", completa.

Ficha Técnica:

WPP VILA – CAMPANHA

WPP Country Manager: Stefano Zunino

Campus Experience Lead: Juliana Gouvea

Agência: Grey

President & Chief Creative Officer: Manir Fadel

COO (Chief Operating Officer): Priscilla Telles

ECD: André Gola

Diretores Criativos: Ale Parme, Mariana Horta

Criação de Conteúdo: Raphael Nogueira, Cintia Tavares

Diretora de Atendimento: Andrea Carneiro

Atendimento: Manuel Quintana, Manuela Ochipinti

Produção: Fabiano Beraldo, Ana Beatriz Duarte

Motion: Ricardo Melo

Midia: Carolina Buzetto, Gabriela Amato, Rodrigo Bolta e Nuria Alves

Produtora: Hogarth

Agência: Grey

Diretor e Fotógrafo Still: Ricardo Barcellos

General Director: Rafael Nasser

Diretor Criativo: Ale Silveira

Produtora Líder: Luiza Pagliarini

Account Director: Romulo Errico e Marina Amato

Produtora: Karen Xavier

Produtora financeira: Natália Cardoso

Matheus Leitao - Diretor de Arte

Marina Saverio - Designer UX

Creative Ops: Guilherme Soares

Direção de produção: Miguel Pixies

Assistente de Produção: Tuca

Ajudante de Produção: Marinheiro e Ricardo Bartolomeu Simão

Assistente de Fotografia Still: Gustavo Borges Campos

Operador de Câmera: Vitor Boletti Garcia

Assistente de Câmera e Logger: Rodrigo de Oliveira Fonseca

Drone: Bruno Augusto

Motorista Van Equipamento: Roberto Boloto

Agência de Elenco: Madream

Produtor de Figuração: Jonas Pádua

Figuração: Alessandro Santos, Arlete Braga, Bianca Leão, Estela Suganuma, Fabiana Ribeiro, Flavia Lopes, Babi Paula, Haldney Ferreira, João Vitor de Matos Neves, Karol Melo, Marcus Teodoro Lopes, Maic William, Eugênia Devile, Thyago Alex, Wallace Jesus

Post Production Manager: Anita Nadai

Post Producer: Felipe Pires e Stefano Bitelli

Montador: Sergio Diniz

Ricardo Tatebe - VFX/Motion/Edição

Estúdio Ilustração: Birdo

Ilustrador: Rafael Muppet

Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produção: Mariano Alvarez
Produtora Executiva: Lili D. Aragoni
Atendimento: Fefo Miranda, Ale Pais e Kiki Eisenbraun
Head de Coordenação: Cristiane Oliveira
Coordenação de Produção: Karina Coviello e Lais Santana
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
Locução filme Colaboradores: Roberta Calza

Valéria Campos

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Em São Paulo

/