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Experiências da Audi

Test drive em rooftop, + embaixadores e podcast

23.09.20

A pandemia congelou ações de marcas no mundo inteiro nos primeiros momentos do isolamento social. Aos poucos, as empresas encontraram formas de retomar planos de comunicação, ainda que com verbas realocadas ou diminuídas. A Audi do Brasil também parou para definir seus projetos para 2020, mas não cortou seus investimentos para comunicação e marketing.

Quem conta isso é Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da montadora. Segundo ele, foi feito um ajuste nas estratégias, o que manteve a promessa da marca, feita em 2018, de apresentar 20 novos carros até o final deste ano. E nos planos estão dois lançamentos: o Audi e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da empresa, e o novo Q7, SUV com capacidade para sete lugares.

Para apresentar os modelos, foi montado um projeto aliando test drive, experiência e entretenimento. Ele aconteceria em abril, porém, com a pandemia, teve de aguardar um momento mais seguro para ser realizado. Ele acaba de ser materializado: é o Audi Sky Experience, que acontece no rooftop do Morumbi Shopping, em São Paulo, até o domingo 27.  O evento pretende oferecer uma experiência criada sob as normas de segurança preconizadas para diminuir os riscos da covid-19.

O local do evento é, mais especificamente, o último andar do estacionamento do shopping. A Audi fechou o pavimento e construiu uma pista de mais de 1 quilômetro de extensão, com exercícios de subida e descida em rampa, acelerações curtas, testes de frenagem e recuperação de energia, iluminação, entre outros. Num estilo que os organizadores disseram estar inspirado em brinquedo da Disney.

Neste ambiente, ao longo da semana, mais de 150 clientes convidados (com direito a acompanhante) terão passado pelo test drive especial. Mas eles estão divididos em grupos de 30 pessoas. A redução de clientes participando da experiência foi uma decisão tomada por causa da pandemia. Outras medidas de segurança adotadas são utilização de máscaras, higienização dos veículos com alta tecnologia, aferição de temperatura e oferta de álcool gel em diversos pontos do espaço.

Para a montadora, o evento marca a “retomada do mercado de live marketing”, como destacou Rawicz. O Audi Sky Experience foi produzido pela agência Hype, que já havia organizado outra experiência oferecida pela marca a um grupo muito pequeno de clientes, interessados em comprar o modelo RS – a Audi RS Experience aconteceu em agosto no Autódromo da Fazenda Capuava, na região de Campinas.

Para a experiência feita no rooftop, a Audi conta ter envolvido 18 fornecedores e ter empregado 25 pessoas diretamente. Foram 48 horas de montagem do espaço, que tem uma estrutura calculada em 16 toneladas. A ação tem o apoio de algumas marcas como Trousseau, cerveja Becks, Faixa Azul, Negroni, Sococo e Bombay Sapphire.

"A ideia é oferecer para diversos clientes de todo o Brasil uma experiência inédita e incrível de marca e direção, com toda a exclusividade característica da Audi", declarou Rawicz. Além de dirigir os dois lançamentos da montadora, os clientes poderão conhecer mais dos carros a partir de exercícios de realidade virtual e realidade aumentada.

A experiência inclui jantar. Num dia, o cozinheiro Alex Atala, embaixador da marca, assinará o menu. Em outro, será a vez do chef Leo Paixão, embaixador da Audi Center Belo Horizonte. Haverá ainda atrações musicais, comandadas pela cantora Isadora, e sets tocados pela DJ Tricy.

No evento, estarão mais embaixadores da marca, como Gabriel Medina, Enzo Celulari e a atriz Isabelle Drummond, primeira mulher a representar a marca. O time foi reforçado com dois novos anúncios. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o executivo Tiago Alves, ambos influenciadores digitais, foram nomeados embaixadores da mobilidade sustentável da empresa, conceito atrelado aos modelos elétricos. Eles têm o papel de traduzir as razões da escolha desse estilo de vida e como é, na prática, viver com um veículo desse tipo no Brasil.

De acordo com Marcio Avolio, gerente de marketing da Audi do Brasil, apesar do aumento de carros elétricos e da melhoria de infraestrutura de recarga no país, existem muitos mitos a esse respeito, como a impressão de que ele representaria mais gastos. “Com esta parceria, além de disseminar informações positivas sobre o veículo elétrico, vamos fortalecer os aspectos de sustentabilidade de uma forma inovadora, criativa e com duas personalidades que conversam com nosso público-alvo”.

Gustavo, Tiago e Isabelle, que também fala pela sustentabilidade, mostrarão o dia a dia com um Audi e-tron, compartilhando as experiências em suas redes e nos canais sociais da montadora.

Shopping e podcast

Com a pandemia, a Audi precisou redefinir suas estratégias para o ano, o que fez com a ajuda da CuboCC. Nos planos, havia o lançamento do Audi e-tron. Adiar? A montadora decidiu fazer uma live, em abril, para apresentar o modelo, em respeito aos clientes que já tinham adquirido um modelo na pré-venda, em novembro.

Depois dessa ação virtual, a Audi se preparou para oferecer mais experiências. Por isso, surgiu o Audi RS Experience e o Audi Sky Experience. Mas outros projetos também foram desenvolvidos. A empresa fechou um contrato de dois anos com a rede Iguatemi, que tem 15 shoppings. A montadora pretende explorar os assets da companhia. Será, por exemplo, patrocinadora do Iguatemi Talks. Além disso, os shoppings vão contar com dois carregadores destinados para os carros elétricos.

Outra novidade da marca é o lançamento de um podcast junto com a Folha. O conteúdo do Feel The Future, que será composto de 10 episódios, está sendo produzido por um time formado por profissionais do jornal, da CuboCC e do time de marketing.

A jornalista Adriana Couto irá conduzir entrevistas com alguns dos embaixadores da marca e também com outras personalidades já que o propósito é discutir temas que vão além do universo do carro. A estreia está prevista para outubro.

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