arrow_backVoltar

Festival de Veneza

Presidente de júri é anunciado; evento tem + 1 competição

18.01.21

A organização do Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciou o presidente de sua 78ª edição, marcada para acontecer entre os dias 1º a 11 de setembro. É o sul-coreano Bong Joon Ho, diretor de “Parasita, o super premiado longa que conquistou o Oscar de Melhor Filme no ano passado. É o primeiro cineasta da Coreia do Sul a assumir esse posto.

Diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera declarou que o Bong Joon Ho é uma das “vozes mais autênticas e originais do cinema mundial”. Barbera contou que o diretor colocou sua paixão de cinéfilo a serviço do festival.A decisão de confiar o júri a um cineasta coreano, pela primeira vez na história do festival, é também a confirmação de que o evento veneziano abrange o cinema de todo o mundo”.

Em comunicado, Bong disse que o festival “carrega consigo uma longa e variada história”. Como presidente do júri, ele afirmou estar pronto para “admirar e aplaudir todos os grandes filmes selecionados pelo festival. Estou cheio de esperança e entusiasmo genuínos.”

Festival de cinema mais antigo do mundo, Veneza realizou evento presencial em setembro do ano passado, seguindo medidas de proteção contra a covid-19. Cate Blanchett entregou os prêmios Leão de Ouro e Prata em 2020.

Na edição deste ano, uma novidade é a competição paralela Orizzonti Extra, para trabalhos experimentais. Ela substitui a competição chamada Sconfini. A proposta é que a nova competição se concentre nas "novas tendências do cinema mundial". Será voltada para diretores novos e promissores. Para concorrer, o filme deve ter pelo menos 60 minutos de duração.

Veneza abriu nesta segunda-feira, 18, as inscrições oficiais para o festival. Elas se estendem até 11 de junho.

Festival de Veneza

/