Festival do Clube 2017

Hall da Fama e Anunciante do Ano

19.09.17

Além da apresentação dos vencedores nas diversas categorias de criação (leia aqui) e da entrega dos ganhadores das Estrelas de Ouro, a última noite de premiação do Festival homenageou Cássio Zanatta, um dos mais premiados redatores da publicidade brasileira, que entrou para o Hall da Fama do Clube de Criação. Muito emocionado, Zanatta não quis discursar e preferiu apenas agradecer ao Clube, aos amigos e familiares e ao parceiro, o diretor de arte José Carlos Lollo. Foi aplaudido de pé pelo auditório.

Dono de um currículo estrelado (no qual constam mais de 15 Leões em Cannes e prêmios em festivais como Clio, Fiap, Londres e Nova York, entre outros), Zanatta sempre adotou uma atitude pessoal discreta. Trabalhou por 14 anos na AlmapBBDO, foi diretor de criação na Y&R e na Africa (onde chegou a vice-presidente da área), tendo passado também pela DM9DDB e na então Giovanni+DraftFCB (atual FCB Brasil). Deixou a direção de criação da DPZ pouco depois da fusão da agência com a Taterka (em 2015, formando a DPZ&T) e transferiu-se para a Talent Marcel, onde estava há cerca de um ano. Recentemente, deixou a agência por problemas de saúde (leia aqui).

Durante a cerimônia de premiação, também foi revelado o Anunciante do Ano: Guaraná Antarctica. O vice-presidente de marketing da AmBev, Fernando Soares, agradeceu a parceria da F/Nazca Saatchi & Saatchi e contou que os frutos do guaraná usados na fabricação do refrigerante são colhidos uma vez por ano, e a equipe vai até lá para acompanhar o trabalho.

A plantação fica na região de Maués (a 250 quilômetros de Manaus, perto da divisa com o Pará). No local está a Fazenda Santa Helena (com mais de mil hectares), onde a empresa cultiva seu próprio guaraná e mantém um centro de desenvolvimento. “Antarctica é uma marca de quase 100 anos que está sempre se reinventando. Para nós, esse prêmio é fruto do trabalho conjunto das equipes da AmBev e da F/Nazca. E tem gostinho de guaraná”, brincou Soares.

Eliane Pereira

www.festivaldoclubedecriacao.com.br