Festival do Clube 2019

Sergio Valente: transformações à vista

15.09.19

Palestrante do Festival do Clube de Criação 2019, Sergio Valente é um dos nomes mais conhecidos da indústria de comunicação no Brasil. Construiu sólida carreira na publicidade e estabelece mais uma marca no setor de mídia. Baiano, deixou a terra natal para viver em São Paulo. Aqui, tornou-se conhecido principalmente por sua atuação na DM9DDB, da qual se tornou sócio. Em fevereiro de 2013, passou por outra grande mudança, saindo da agência e da capital paulista, rumo à Rede Globo, no Rio de Janeiro, onde se tornou diretor de comunicação.

Em entrevista ao portal da Associação Baiana do Mercado Publicitário, Sergio apontou o que tem em comum com outros publicitários de destaque oriundos do mesmo estado: “Nós olhamos para nossa ‘baianidade’ como um diferencial, e não como qualificador. Ser baiano tem que ser uma característica sua, mas não algo que defina quem você é. Eu acho que sou mais um baiano que olhou para o mundo e disse: o mundo é meu.”

Pode-se dizer que sim. Seu trabalho e sua criatividade foram reconhecidos com uma série de premiações, entre elas dois títulos de Agência do Ano (como presidente da DM9) e mais de 100 Leões no Festival de Cannes, além de participações nos júris dos principais eventos de criação e publicidade do mundo. “O que vi, vivi e viverei” batiza seu painel na Cinemateca Brasileira, no primeiro dia do Festival do Clube - que acontece entre 21 e 23 de setembro.

Formado em engenharia civil, ele percebeu que gostava mais de vender os apartamentos do que de construí-los. Trocou de profissão e, depois de algum tempo trabalhando com publicidade na Bahia, resolveu tentar a sorte em São Paulo. Com talento para a música, foi compor jingles na produtora RB, onde chamou a atenção de Jaques Lewkowicz, que o convidou para se juntar à equipe da então Lew, Lara.

Mais tarde recebeu outro convite, desta vez de Geraldo Walter, que comandava a divisão institucional da DM9. Entrou como redator júnior e, 11 anos mais tarde, aos 40 anos, assumiu a presidência da agência (em janeiro de 2005). Só deixou a casa em 2013 com destino à Globo, numa mudança que movimentou o mercado.

Na emissora, estão sob sua responsabilidade a gestão da marca Globo, projetos institucionais e o relacionamento da empresa com públicos estratégicos, como jovens e comunidade local. Parte dessa experiência o próprio Sergio compartilhou com o público do Festival do Clube, cinco anos atrás, quando ele tinha pouco mais de um ano e meio na empresa.

Uma das revelações feitas na ocasião tem a ver com seu espírito transformador. Um dia, pouco depois de ter assumido a comunicação da emissora, ele olhou para o teto em um dos prédios da empresa. Achou que era feio e... subiu em uma mesa para começar a escavá-lo, revelando, atrás da camada desfeita, um concreto em estilo nova-iorquino. Em seguida, convocou outras pessoas para fazer o mesmo. A segurança procurou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, para mostrar a cena capturada em vídeo. Schroder respondeu: “E você acha que contratei o Sergio Valente para quê?”.

No Festival do Clube de 2014, Sergio contou que estava no job de entreter pessoas. E deu a dimensão de sua missão na época. Se como publicitário tinha de falar com o consumidor, na direção de comunicação da emissora tinha de falar com o Brasil inteiro. Também disse que uma das verdades com as quais trabalha é "always beta". Neste edição 2019, ele relembrará o passado, discutirá a atualidade e indicará o que “vem aí”, referência a uma das assinaturas que criou para a empresa, seu primeiro grande trabalho na Globo. De fato, muitas transformações estão a caminho.

O Grupo Globo se prepara para uma nova fase, com a integração de parte de suas estruturas (TV Globo, Globo.com, Globosat, DGCorp e Som Livre) para torná-las uma única empresa, estratégia compreendida no programa Uma Só Globo, lançado no ano passado. O projeto é que o conglomerado se torne uma media tech sem abrir mão do conteúdo. Ou seja, desafios para a comunicação não irão faltar.