arrow_backVoltar

Festival do Clube 2019

Burger King Brasil e Ariel Grunkraut: ousadia na comunicação

16.09.19

O Festival do Clube 2019 terá a presença de um anunciante com o qual muitas agências e produtoras gostariam de trabalhar: Burger King. Em pauta, a fórmula criativa que une ousadia e coragem em prol de uma empresa que ganha Leões não apenas para expô-los na estante, mas para gerar impacto positivo em seu negócio. Embora esse seja um princípio global, a operação brasileira tem marcado sua atuação com as mesmas cores - e com intensidade.

É o que mostrará Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil, que se apresentará na segunda-feira 23, último dia do Festival, no painel “VAI DAR MERD@!’ - Ousadia e Coragem na Construção da Marca BK”. Antes vale lembrar que Burger King foi Creative Brand of the Year do Cannes Lions 2019, deixando Nike e Ikea na segunda e terceira colocações, respectivamente.

A estratégia do anunciante de dar grande espaço para ideias criativas em sua comunicação traz impactos diretos para o negócio, como atestou o CMO global Fernando Machado ao tuitar uma reportagem que mostrou crescimento de 9,8% nas receitas globais da empresa no segundo trimestre de 2019 e alta no valor de mercado de quase 50% em um ano. Ele salientou a palavra “criatividade” no tweet.

Em Cannes, alguns dos destaques foram “Whopper Detour”, da FCB NY - que também terá espaço na programação do Festival (leia aqui sobre o painel “‘Cara, acho que tem que fazer mais’ - Como a nossa teimosia fez Whopper Detour acontecer”), “#EatLikeAndy”, da David Miami, e a brasileira “Burn That Ad”, da David São Paulo (em português, "Anúncio Grelhado").

A aposta na criatividade demonstra ser bem aplicada no país. “A comunicação mais ousada e corajosa faz parte da essência da marca e da nossa estratégia de marketing. Temos um grande desafio, já que o nosso budget em publicidade é mais limitado quando comparado com a concorrência. Por isso, a criatividade nos ajuda a multiplicar este valor e fazer com que a ideia alcance o maior número de pessoas possível”, afirma Grunkraut. Segundo ele, para liderar o processo no Brasil, o segredo é ter sempre isso em mente e incentivar as agências para que tragam ideias cada vez mais criativas e inovadoras, com a cara do Burger King. “Daquelas que dão um certo medo pra fazer. Quando recebemos estas ideias, aí sim, sabemos que estamos no caminho certo”, completa.

“Burn That Ad” saiu de Cannes com 9 Leões, sendo 1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes - mais que 10% do total de 85 troféus recebidos pelas agências brasileiras no festival. Foi criada para divulgar o BK Express, sistema de pedidos por aplicativo (leia mais aqui). Cada consumidor que “queimasse” um anúncio do concorrente McDonald's (seja out-of-home, banner, cupom ou qualquer forma de publicidade), através de um mecanismo de realidade aumentada, ganhava um Whopper.

Outras ações também fizeram sucesso, como “Whopper em Branco”, um Whopper sem ingredientes importantes, lançado próximo às eleições de 2018 (confira detalhes da campanha). O objetivo foi gerar reflexão sobre a importância de voto consciente, com a mensagem: “votar em branco é o mesmo que abrir mão do seu direito de escolha; e quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar do resultado”.

A empresa assumiu protagonismo em grandes temas com a campanha “Poliamor”, que chegou a ser julgada pelo Conar, sendo arquivada. O filme mostrava um "trisal" com dois rapazes e uma garota compartilhando os sanduíches da marca. A marca lançou um segundo comercial, assumindo que alguns consumidores não gostaram do primeiro. O trio foi transformado em “Poliamigos”, de maneira bem-humorada e provocativa (veja aqui, aqui e aqui).

A marca dialogou com outro assunto de repercussão: em um comercial veiculado em seus perfis de redes sociais, o Burger King convidou atores de um “comercial recentemente vetado” para protagonizarem um anúncio da marca (leia mais). Tratava-se de uma referência a um filme da WMcCann para  o Banco do Brasil retirado do ar após pedido do presidente Jair Bolsonaro, insatisfeito com o teor (relembre aqui).

O Burger King está sempre atento aos assuntos em destaque no momento. Nosso objetivo é ser uma marca relevante e nos aproximar dos nossos consumidores, fazendo parte das discussões do dia a dia deles. Se está em pauta, seja no bar ou nas rodas de conversa das pessoas, nós gostamos de estar lá, mas sempre contribuindo com nossa visão e nosso ponto de vista sobre os temas”, explica Grunkraut. Estar inserida na cultura popular provoca satisfação na empresa. “Mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos cada vez mais relevantes para os nossos consumidores.”

O executivo reforça que, para que campanhas criativas saiam do papel, é necessário ter confiança e parceria com as agências. “Trabalhamos juntos há anos e sempre com espírito de colaboração entre as áreas, formando um único time. Começamos com um briefing objetivo e, claro, de preferência resumido em até cinco palavras, mas com bastante voltagem”, revela. O posicionamento do Burger King Brasil e a ambição de marca são bem alinhados com os parceiros “para nos superarmos a cada nova ideia”, destaca. A partir disso, a empresa deixa todos livres para criar. Depois, vem a fase de avaliar o que foi feito. “Juntos, decidimos com quais ideias seguiremos em frente”, conta.

Leia também: “Araquém Alcântara, o fotógrafo da natureza brasileira

Veja a programação completa do Festival do Clube de Criação 2019.

SERVIÇO


Festival do Clube de Criação
Setembro, 21, 22 e 23 - 2019 - sábado, domingo e segunda-feira
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo - Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Ingressos à venda (aqui). Garanta já o seu.
Hosted by: Clube de Criação
55 11 3034-3021
Facebook Clube de Criação
Twitter - @CCSPOficial
Instagram - @ClubedeCriacao
Teremos serviço de shuttle para quem quiser estacionar no Hotel Pullman Ibirapuera
Horário
: das 08h30 às 22h30
Trajeto: Pullman / Cinemateca / Pullman
Abertura dos portões e do credenciamento: sábado, domingo e segunda às 9h

Festival do Clube 2019

/