Festival do Clube 2019

Sergio Valente: 'É preciso ser guerrilheiro da ideia'

22.09.19

Há quase seis anos fora do ambiente de uma agência, quando saiu da DM9DDB, Sergio Valente, diretor de comunicação da TV Globo, disse que não deixou de ser publicitário. Definindo-se como um “guerrilheiro da ideia”, ele defendeu a publicidade como uma indústria que fomenta outros segmentos em sua apresentação no Festival do Clube de Criação 2019. É a indústria que movimenta todas as indústrias, conceito que explorou em uma campanha que criou muito tempo atrás para a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Com o tema “O que vi, vivi e viverei”, Sergio abriu seu painel falando sobre as dificuldades de ser criativo e de ser ouvido no dia a dia de uma agência de propaganda. Ele ressaltou que o publicitário deve ser inovador, precisa dar espaços às ideias e despertar o desejo nas pessoas. “Se a gente vender o que somos, estamos ferrados. Vendemos o que sonhamos. O publicitário tem capacidade de sedução”, disse.

Inspirado pelo tema da campanha do Festival do Clube, “Resista”, Sergio Valente criticou quem “aceita” a crença de que a indústria da propaganda está acabando. “Não entendo como hoje eu escuto que a indústria da propaganda acabou. Se vocês continuarem acreditando nisso, continuarão dando espaço para as empresas de branding, consultorias e comunicação, contratarem criativos para fazerem o que vocês fazem”. Por isso, é importante resistir. É preciso ser um “guerrilheiro da ideia”.

Para propor uma reflexão, Sergio apresentou várias frases de grandes pensadores como: “As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade”, de William Shakespeare; “A ideia quando não é perigosa não merece ser chamada de ideia”, de Oscar Wilde; “Não sei porque todos me adoram se ninguém entende minhas ideias”, de Albert Einstein; “Marketing é uma guerra mental. São as ideias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não”, de Al Ries.

Sergio salientou que os criativos devem ser corajosos para propor ideias ousadas e, até, polêmicas, mas sempre com a preocupação de dar resultado para os clientes. “Se você não quer se preocupar com o resultado financeiro, vai ser artista! Você é publicitário e tem de se preocupar com o valuation das empresas. É isso que irá mostrar que você não é um profissional júnior”.

Cases como “Bluesman”, do Baco Exu do Blues (criado pela AKQA e que trouxe ao Brasil um GP inédito de Entertainment for Music no Cannes Lions 2019 - relembre aqui), “Go Back to Africa”, da Black & Abroad (feito pela FCB/ Six Toronto, que conquistou o GP de Creative Data), “Whopper Detour”, do Burger King (criação da FCB Nova York, ganhador de 3 GPs, Titanium, Mobile e Direct); e “Thisables”, da Ikea (assinado pela McCann de Tel Aviv, que faturou o GP de Health and Wellness) foram alguns exemplos citados como ideias inovadoras e impactantes.

O diretor de comunicação da Globo abordou ainda a trajetória e a ousadia de Steve Jobs. “Se você ficar o tempo todo no caminho já percorrido, você não inova. Inovar é a letra “i”, de ideia. Tem de deixar a ideia crescer”, afirmou. Ao fim do painel, o publicitário ressaltou sua inquietude, que vem desde a época da DM9. “Por favor, me empurrem para fora da cadeira. Ocupem meu espaço, roubem meu lugar porque, se não, serei condenado ao resto da vida a fazer o que eu faço hoje. Eu quero dar um próximo passo sempre”.

Conversa com Paolla e Vivi

Convidada por Sergio Valente, a atriz Paolla Oliveira, sucesso na novela “A Dona do Pedaço”, subiu ao palco para falar sobre o processo de construção da personagem Vivi Guedes. Ela deu detalhes de como trabalha a personalidade da influenciadora e comentou a relação estabelecida com marcas. Em agosto, Vivi Guedes se tornou garota-propaganda da Fiat. Um comercial foi exibido no intervalo de “A Dona do Pedaço”.

Na ação, desenvolvida pela Leo Burnett Tailor Made, a personagem também utilizou seu perfil no Instagram. “Quando a gente fez a campanha da Fiat e o instagram da Vivi, a gente não sabia que o público iria interagir tanto”, contou Paolla. Ela acrescentou: “Então, não achem que uma ideia é pequena para não ser colocada em prática”.

Perguntada sobre o que a Vivi Guedes ensina para Paolla Oliveira, a atriz afirmou. “Acho que a Vivi falaria: Vai plena, amor! Vai sem medo! Não tenha medo de fazer”.

Aqui você confere a programação completa do Festival do Clube de Criação 2019.

Festival do Clube de Criação
: Setembro, 21, 22 e 23 - 2019 - sábado, domingo e segunda-feira
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Ingressos à venda (aqui). Garanta já o seu.
Hosted by: Clube de Criação
55 11 3034-3021
Facebook Clube de Criação
Twitter - @CCSPOficial