Festival do Clube 2019

Gabriel Schmitt e a 'ideia atômica' Whopper Detour

23.09.19

Imagine para uma marca de fast food ter mais downloads de seu aplicativo que acaba de ser relançado do que redes e mídias sociais como YouTube, Instagram e Messenger? Foi o que aconteceu com o Burger King durante a campanha Whopper Detour (veja o trabalho aqui), criada pela FCB Nova York. Foram 500 mil downloads no primeiro dia de promoção, 1,5 milhão em nove dias, mais 3 milhões nos próximos três meses e hoje já são 13 milhões de downloads do app da marca. “Hoje é mais que um aplicativo, é uma plataforma com 13 milhões de usuários esperando por conteúdo”, disse o diretor executivo de criação da FCB Nova York, Gabriel Schmitt, em seu painel "'Cara, acho que tem que fazer mais’ - Como a nossa teimosia fez Whopper Detour acontecer”.

Considerando que o objetivo era divulgar o novo aplicativo do Burger King com tecnologia para fazer pedido a caminho de uma loja, esses números seriam suficientes para dizer que a campanha foi um sucesso. Mas tem mais. E não estamos falando dos três Grand Prix de Cannes, incluindo o de Titanium, além dos de Mobile e Direct, entre outros tantos Leões conquistados (relembre aqui).

A promoção, baseada no fato de que o McDonald's tem infinitamente mais lojas que os concorrentes, garantia a compra do sanduíche Whopper por um cent de dólar para quem fizesse o pedido pelo aplicativo, que só desbloqueava a venda na localização de um McDonald's. Claro que não tinha como foco o lucro com venda de produto. Mesmo assim, as vendas gerais da rede nos Estados Unidos triplicaram durante a promoção e, desde então, duplicaram no país. “Isso representa um resultado 40 vezes maior do que o da maior promoção digital já feita por Burger King”, orgulha-se Schimitt.

Mas nem tudo são flores, ou sanduíches. Entre a primeira ideia, que nasceu de uma rodada de conversa com empresas como o Waze; as tentativas de apresentar para o CMO Global do Burger King, o brasileiro Fernando Machado, que estava bastante satisfeito com suas agências - e a FCB não é agência da rede; passando pelas lapidações da ideia; incontáveis conversas diárias com advogados; uma fuga da polícia quando uma funcionária do McDonald's percebeu que estava sendo filmada, ou seja, "foi muita dedicação, teimosia, muito detour, confiança de que daria certo, e muita gente envolvida", como Schmitt faz questão de destacar. "Whopper Detour não é uma ideia doidona e só. É uma ideia de negócio disfarçada de pegadinha", define.

Para ele, essa pode ser a grande saída para a crise de identidade que o mercado global de publicidade está vivendo. “Temos que ser parceiros de negócios dos clientes. Sentar para conversar sobre business. Sei que nós, da criação, não temos esse treinamento. Mas quanto mais fizermos isso, mais vamos conseguir aprovar ideias assim”, garante.

Não só aprovar, como ouvir de um dos mais respeitados e premiados clientes do mundo, quando foi apresentar a ideia para o Fernando Machado, que eles estavam diante de uma “bomba atômica”.

Confira aqui a programação completa do Festival do Clube de Criação 2019.

Festival do Clube de Criação

Setembro, 21, 22 e 23 - 2019 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo - Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Ingressos à venda (aqui). Garanta já o seu.

Hosted by: Clube de Criação

55 11 3034-3021

Facebook Clube de Criação

Twitter - @CCSPOficial