Fim de uma era

Com renda afetada pela pandemia, Barcelona anuncia saída de Messi

05.08.21

O argentino Lionel Messi não jogará mais pelo Barcelona. A informação foi dada pelo clube, em comunicado publicado nesta quinta-feira, 05, em seu site e em seu perfil no Twitter. Desse modo, fica oficializado o fim de uma história longa e vencedora: Messi atuou por 17 temporadas no Barça, marcou 672 gols e conquistou quatro títulos da Champions, entre outros feitos.

A relação do craque argentino com o clube, porém, já tinha sofrido um abalo no ano passado. No dia 25 de agosto a notícia de que Messi teria avisado à diretoria que iria se desligar correu o mundo, a ponto de as redes sociais se agitarem entre comentários de fãs e propostas de outros times, convidando o craque a se juntar ao clube (reveja aqui os acenos feitos por diferentes agremiações, do Manchester City ao Ibis).

Mas uma cláusula do contrato impediu que chegasse ao fim o longo relacionamento entre clube e atleta – Messi veste a camisa azul e grená desde os 13 anos. O craque entendia que poderia sair sem pagar multa. O Barcelona rebateu, com seus advogados. E demonstrou que só iria liberá-lo se ele pagasse uma multa de 700 milhões de euros.

A conclusão da novela todos sabem: Messi continuou no Barcelona pela temporada 2020/2021. Seu contrato se encerrou no dia 30 de junho.

De acordo com a imprensa esportiva, desta vez Messi estava disposto a renovar, aceitando, inclusive, redução salarial. Mas não foi possível fechar o acordo devido a regras da entidade que comanda o futebol espanhol, conhecida como La Liga.

O comunicado do Barcelona diz o seguinte: “Apesar de ter se chegado a um acordo entre Barcelona e Messi, com a clara intenção de ambas as partes em assinar um novo contrato neste dia, não se poderá formalizá-lo devido a obstáculos econômicos e estruturais (regulamento de La Liga espanhola).

Ante essa situação, Lionel Messi não continuará ligado ao FC Barcelona. As duas partes lamentam profundamente que, enfim, não se possam cumprir os desejos tanto do jogador como do clube.

O Barça quer agradecer de todo coração a contribuição do jogador ao engrandecimento da instituição e lhe deseja o melhor em sua vida pessoal e profissional.”

As especulações sobre seu novo destino voltam a apostar no City e no Paris Saint-Germain, como no passado.

Por que as regras da Liga impedem a renovação?

As regras da Liga determinariam uma forte redução da folha salarial do clube para que Messi pudesse continuar no time. De acordo com o regulamento entidade, as agremiações têm um limite para gastar com o elenco e a comissão técnica. Isso está vinculado à renda do clube na temporada.

Com a pandemia, o Barcelona amargou uma queda drástica em seus rendimentos. No início da temporada 2019/2020, o clube amealhou 671,4 milhões de euros. Agora estaria em torno de 200 milhões de euros.

Reação na mídia social

O anúncio pegou muitos torcedores de surpresa. O Twitter informou que, por aqui, o nome do craque argentino foi mencionado em mais de 1 milhão de tweets no meio desta tarde. O termo "Fim de uma era" chegou ao topo dos Assuntos do Momento do Brasil. E, claro, os posts em que Messi aparece no clube de coração começaram a circular mais uma vez.

Entre os clubes, a Chapecoense já tratou de fazer seu tweet, perguntando se está tudo bem com o jogador.

Fim de uma era