Futebol

Globo concorda e campeonatos estaduais começarão em janeiro

30.09.13

A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos estaduais de futebol, definiu - em reunião com as principais federações - que as competições começarão em 19 de janeiro de 2014, uma semana depois do que havia sido divulgado pela CBF e que gerou polêmica entre clubes e jogadores por causa do pouco tempo de preparação na pré-temporada.

"Em função dessa prorrogação do início, será cumprido o prazo mínimo de 10 dias para a preparação dos jogadores", explica a Globo Comunicação.

Isso significa a redução de duas datas no calendário do próximo ano, que ficou apertado por causa da realização da Copa do Mundo no Brasil.

Também é uma vitória do Bom Senso FC, grupo de jogadores que se uniu para reclamar do calendário de 2014 e que tem atletas como Paulo André (Corinthians), Alex (Coritiba), Rogério Ceni (São Paulo), entre outros.

Para 2015, a proposta de calendário da Globo e federações estaduais é iniciar os campeonatos locais apenas no início de fevereiro. "Com isso, os clubes e os jogadores terão quatro semanas para se prepar após o retorno das férias. Isso não seria possível em 2014 por conta da Copa do Mundo - que causa uma parada de 45 dias nas competições nacionais e continentais", diz a Globo Comunicação.

Leia matéria do Estadão na íntegra aqui.

Futebol