arrow_backVoltar

(He)Art Scanner

Ikea só vende para consumidor que se 'apaixonar' por peça

14.05.19

A rede de móveis Ikea decidiu usar os avanços tecnológicos para buscar identificar quais consumidores realmente estariam interessados em suas peças, oferecendo somente a eles a possibilidade de compra.

A iniciativa é possível graças ao He(Art) Scanner, criado pela Ogilvy Social Lab e disponível na rede Ikea da Bélgica. A ferramenta analisa as ondas cerebrais, reações elétricas das expressões faciais e batidas do coração para vender a nova coleção de tapetes contemporâneos Ikea Art event collection, com número limitado de peças: apenas 109 unidades na Bélgica.

A coleção de tapetes deste ano é composta por oito peças feitas à mão por artistas como Virgil Abloh, Craig Green e Filip Pagowski.

Segundo a Ogilvy Social Lab, o scanner identifica quem são "os verdadeiros amantes" de obras de arte e o consumidor interessado só poderá comprar um dos tapetes se reagir positivamente a ele. "Alguns clientes compram grandes quantidades de tapetes com o único propósito de revendê-los no eBay e obter lucro. A Ikea Bélgica quer evitar esse tipo de situação e dar o direito de compra aos verdadeiros amantes da arte", explica a agência.

Para determinar se alguém está emocionalmente afetado por um dos oito tapetes, um headset é colocado na cabeça do cliente e a atividade cerebral neutra de cada pessoa é determinada. O scanner medirá a "resposta emocional" da pessoa em frente a cada peça e mostrará se ela está suficientemente "apaixonada" para comprá-la.

Depois de reagir a todos os tapetes, se o cliente reagiu a mais de um produto, ele decidirá se quer levar para casa um dos tapetes.

Na ficha técnica estão os brasileiros Gabriel Araujo (Global Chief Creative Officer) da Ogilvy Social Lab, além de Fernando Carreira, Derick Cogo, Thiago Montini, Diego Maia, da Monster Boy.

Ficha Técnica:

Global Chief Creative Officer: Gabriel Araujo

Creative Director: Mathieu Cardon, Gabriel Araujo

Copywriter: Pieter Decaniere

Art Director: Pieter de Lange

Sr Account Executive: Juliete Defoux

Project Manager: Petra Steenput

Account Director: Chloe Vernimmen

Approval: Miguel Aguza, Ellen Geeraerts

Tech Developer: Monster Boy

Tech crew: Fernando Carreira, Derick Cogo, Thiago Montini, Diego Maia

Event producer: Playtime

PR agency: Oona

(He)Art Scanner

Ikea só vende para consumidor que se 'apaixonar' por peça

/