Histórias que Libertam

Docs sobre vida ao ar livre viram livros. Criação da Talent

14.06.19

Documentários exibidos no festival Rocky Spirit, de filmes sobre vida 'outdoor', viraram os livros impressos "Histórias que Libertam", em iniciativa criada pela Talent Marcel, com o apoio da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel).

Os docs, que têm como tema central a liberdade, foram transformados em contos e deram origem a três volumes, com textos que  reúnem histórias de superação em contato com a naturezaA ideia é que o projeto seja um estímulo aos detentos que participam dos Clubes de Leitura de penitenciárias, criados com base na lei que prevê que, a cada livro lido e resenhado, a pessoa possa diminuir até quatro dias de pena. As resenhas são avaliadas por juízes e validadas.

A série de livros faz parte do acervo do Clube de Leitura da Penitenciária do Tremembé, interior de São Paulo. O conteúdo poderá ser adotado em outras unidades prisionais, segundo a Talent.

"O festival Rocky Spirit é uma celebração da vida ao ar livre. Levar este conteúdo em formato de livros para os detentos, além de reduzir suas penas, faz com que eles reflitam para nunca mais perder algo tão precioso quanto a liberdade", defende Philippe Degen, diretor de criação da Talent.

Outros trabalhos envolvendo detentos e literatura foram realizados no passado: em junho de 2018, prefácios de obras clássicas foram reescritas por internos de penitenciárias no Rio Grande do Sul, em campanha criada pela gaúcha Escala (leia e veja aqui); e em abril daquele mesmo ano a Artplan assinou para a editora Carambaia o projeto "Resenha Livre", que também tinha como objetivo apoiar a leitura e a produção de resenhas entre os detentos (aqui).

Ficha Técnica:

Agência: Talent Marcel