arrow_backVoltar

Inferno de Dante

Recriação de ilustração procura retratar situação de refugiados

02.07.19

Com o objetivo de buscar trazer uma reflexão ao público sobre a situação dos refugiados e migrantes em todo o mundo, a Artplan recriou, para a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), uma ilustração clássica de "A Divina Comédia", do italiano Dante Alighieri.

Ao criar a primeira parte da obra, “Inferno”, o poeta italiano do século XIV imaginou a pior viagem que alguém poderia enfrentar.

A imagem elaborada pelo artista francês Gustave Doré para retratar o horror expresso na poesia de Dante foi recriada pela agência com fotos de refugiados, defendendo que a "realidade pode ser ainda mais terrível do que a pior ficção."

A comunicação conta com um pôster e um site, por meio do qual é possível visualizar de onde vem cada uma das imagens e a história de cada refugiado, que foi atendido pelo Médicos Sem Fronteiras.

A campanha também é composta por interações com "influenciadores", posts nas redes sociais, peças para mídia out of home e impressa. Confira o videocase que apresenta a iniciativa, abaixo.

"Usamos a força de um clássico da literatura universal e de uma imagem icônica para gerar uma reflexão capaz de chamar a atenção para realidades insuportáveis de violência e descaso. Milhões de pessoas em todo o mundo buscam apenas um lugar onde possam viver em segurança ou simplesmente sobreviver", defende Nira Torres, diretora de comunicação de MSF.

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro

Criação: Bruno Almeida, Alessandra Sadock, Daniela Ribeiro, Rafael Jardim, Flavio Chubes

RTVC: Ana Ourique, Felipe Cunha, Nathalia Freitas, Nathalia Dutra

Gerente de Projetos: Ronaldo Martins, Julia Bernardes, Karla Borges

Atendimento: Mauro Frota, Leylane Soares

Midia: Sabrina Frota, Dani Ricotta e Renan Ribeiro

Tratamento Imagem: Studio H Fotografia

Video: Studio Great

Som: Soundzilla

Produtora Digital: Luego / Jhader Poço

Cliente MSF: Nira Torres, Diogo Galvão

Inferno de Dante

/