arrow_backVoltar

Inside Advertising

Kantar: R$ 69 bi em compra de mídia no Brasil, em 2021

15.06.22

Os investimentos em compra de mídia voltaram a crescer em 2021, movimentando R$ 69 bilhões no ano passado, um aumento de 29% em relação a 2020, segundo o Inside Advertising 2022, estudo da Kantar Ibope Media.

O número é bastante diferente em relação ao apurado Cenp-Meios, levantamento feito pelo Cenp (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário), que aponta que os investimentos em compra de mídia no Brasil foram de R$ 19,7 bilhões, um incremento de 38,73%, leia aqui.

A divergência pode ser explicada porque os dados do Cenp se baseiam nas declarações de 298 agências cadastradas, segundo a Kantar Ibope Media, o monitoramento do instituto de pesquisa engloba a atividade dos meios e veículos nos quais a publicidade é capturada, independentemente de qual seja a agência.

O crescimento dos investimentos em publicidade, de acordo com o estudo, também se dá quando a comparação é feita com o período que antecede a pandemia: a compra de mídia no ano de 2021 atingiu um aumento  de 16% em relação ao ano de 2019, antes dos impactos da Covid-19.

Segundo a pesquisa, em volume de investimento, mais de 90% da compra de mídia se concentrou em 15 setores. Os segmentos de Serviços ao Consumidor (20%), Comércio (19%) e Financeiro e Securitário (10%) encabeçam a lista.

O número de inserções publicitárias também cresceu no período, em 37%. O meio cinema registrou em 2021 incremento de 117% no volume de inserções. Entre os exibidores de mídia out of home (OOH), o crescimento foi de 39%.

Já o número de anunciantes cresceu 22% em 2021 versus 2020 e 47% comparado a 2019, por conta dos "avanços tecnológicos e novas demandas do consumidor", que "permitiram que pequenas e médias empresas começassem a anunciar seus produtos e serviços", na avaliação do Kantar Ibope Media.

Sobre o ano de 2022, os primeiros insights mostram que "começou com tendências positivas na compra de mídia". "A aplicação da dose de reforço da vacina, a flexibilização das máscaras e a volta dos eventos presenciais sustentaram o crescimento de 22% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o de 2021, atingindo o patamar de R$ 17,6 bilhões de investimentos", de acordo o Kantar Ibope Media.

Neste período, os setores de Serviços ao Consumidor (23%), Comércio (21%) e Financeiro e Securitário (7%) representam mais da metade de toda a compra de mídia.

Os dados do Inside Advertising 2022 da Kantar Ibope Media foram coletados por meio das soluções de Advertising Intelligence e os valores de investimento são calculados a partir de uma metodologia proprietária e acordada com o mercado local.

De acordo com o instituto de pesquisa, a cobertura contempla 3.689 salas de cinema, 41 jornais, 48 revistas, 105 emissoras de rádio, 139 emissoras de TV aberta e 47 canais por assinatura, 32 exibidores OOH, além de milhares de sites e canais na internet.

Leia anterior sobre o Inside Advertising, aqui.

Inside Advertising

/