Interações

Histeria! em animação para TEDxUSP

27.10.17

Marcelo Moreno, do estúdio Histeria! de animação e ilustração digital, nos envia projeto realizado em parceria com a USP para divulgar o TEDxUSP 2017, que acontece nesta sexta-feira 27/10.

O  estúdio criou e produziu a animação que abre o evento (confira abaixo animação e making of).

O tema do TEDx é “Interações” e a intenção é criar um ambiente de diálogo entre academia e sociedade.

A pesquisa acadêmica é primordial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O isolamento da Academia é nocivo e gera prejuízos reais, como o corte no orçamento de Ciência que passou este ano – reflexo de uma sociedade que não entende a importância da ciência para sua prosperidade”, comenta Jannerson Xavier, sócio e diretor de animação do Histeria!. “O filme explora essa dualidade academia-sociedade, apresentando dois universos conflitantes a princípio, mas encerrando com uma solução final harmoniosa e positiva”, completa.

O trabalho, segundo explica o estúdio, é dividido em três momentos: primeiro, a universidade representada por formas geométricas regulares, em preto e branco. Em seguida, a sociedade entra em conflito com a Academia, vibrante porém caótica, representada por uma profusão de cores e formas. Por fim, a solução, com as duas linguagens chegando a uma nova harmonia, maior que a soma das partes.

Mesclamos duas técnicas de arte neste processo: de um lado, usamos a animação digital para fazer as formas geométricas e rígidas da Academia. Do outro, usamos uma lente macro para captar a interação das tintas com diversos outro materiais, como óleo e leite, e retratar o caráter orgânico e mutável da sociedade”, explica Daniel Kano, sócio e diretor de arte do estúdio.

Toda a captação e edição foi produzida em parceria com a Abacateiro Filmes.

Caê Rolfsen, produtor musical, explica que a música teve papel fundamental para reforçar a estética do trabalho. “Escolhemos o maxixe como linguagem musical por ser a mescla entre o erudito europeu e os ritmos africanos – um resultado vivo das interações que o evento procura discutir”, explica. “Enquanto a flauta sozinha é um elemento que remete ao barroco, com a entrada da percussão ela adquire novo significado, mais moderno e atual”, completam Thiago França e Bruno Prado, instrumentistas convidados para fazer a trilha. “É muito interessante ver como elas convivem harmoniosamente no fim do filme”, acrescentam.

O trabalho pretende ser didático e ao mesmo tempo experimental, tentando deixar clara a discussão proposta pelo TEDxUSP.

Cliente: Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo

Produto: TEDxUSP 2017

Aprovação: Rebeca Camarotto e Paulo Almeida

Concepção e criação: Histeria!

Direção: Jannerson Xavier

Direção de arte: Daniel Kano e Diogo Aso