arrow_backVoltar

Kid A Mnesia Exhibition

Epic Games lança universo invertido e jogo do Radiohead

22.11.21

A banda Radiohead tem seu espaço garantido no mundo das artes digitais e agora lança um “universo invertido” que funciona como um museu virtual e game que remete a dois de seus álbuns, que completam 21 anos e 20 anos, respectivamente: “Kid A” e “Amnesiac”. A experiência foi criada com a Epic Games e a exposição que é também jogo está disponível para PC, Mac e PlayStation 5. Ela pode ser baixada de graça.

Kid A Mnesia Exhibition”, nome da experiência digital em 3D, é anunciada como uma "reengenharia mutante" dos dois álbuns. É um game para um jogador descrito como um “espaço onírico, um edifício construído a partir de artes, criaturas, letras e gravações dos álbuns”. Mas, originalmente, era para ser um evento presencial ou uma instalação física em algum lugar de Londres em 2020. Mas veio a pandemia e tudo mudou.

Como descrevem Thom Yorke, vocalista da banda, e o artista Stanley Donwood, que está envolvido com o grupo em diversos projetos, num blog do PlayStation, “seria uma enorme construção vermelha feita pela soldagem de contêineres, de forma que parecesse como se uma nave espacial brutalista tivesse aterrissado na arquitetura clássica do Victoria & Albert Museum”.

Com uma certa dose de humor, eles continuam a contar por que a ideia original não vingou. “Sendo construído a partir de contêineres de transporte, poderíamos despachá-lo para todo o mundo: Nova York, Tóquio, Paris...” Porém eles se deram conta de que não poderiam encaixar o projeto no museu Victoria & Albert sem que partes do prédio desabassem. Tiveram de mudar de local e tentaram o Royal Albert Hall. “Mas o conselho de Westminster não gostou nem um pouco da ideia. E, então, a covid entregou a aniquilação final.”

Eles prosseguem: “Nosso sonho estava morto. Até que percebemos... Seria muito melhor se não existisse de verdade.” Foi aí que a ideia virou um projeto virtual.

Segundo a Epic Games, “a arte e as letras perversamente ansiosas que Stanley Donwood e Thom Yorke conceberam para acompanhar as melodias de ‘Kid A’ e ‘Amnesiac’ ganham vida numa construção escondida numa floresta feita a lápis. A ideia pré-concebida do que seria uma exposição é levada ao limite... ou transformada em algo completamente novo”. A companhia relata que as gravações multifaixas dos álbuns são fragmentadas e reconstituídasnuma série de espaços possíveis e impossíveis habitados por criaturas igualmente possíveis e impossíveis”.

Ao todo, “Kid A Mnesia Exhibitionlevou dois anos para ficar pronta, contando-se no meio disso a pandemia e longas sessões de Zoom. O produtor do Radiohead Nigel Godrich entrou para o projeto e Sean Evans, um artista de vídeo e computador, fez a direção da experiência. A cenógrafa de teatro Christine Jones e os desenvolvedores de jogos Name The Machine e Arbitrously Good Productions também estão nos créditos.

Fomos capazes de reconstruir o áudio dos elementos originais em um novo espaço controlado que não era apenas stereo. Isso foi muito divertido”, esclareceram Thom e Stanley. “Trabalhar em algo tão estranho como isso, ao longo do tempo que o Zoom conecta uma grande equipe de técnicos em todo o mundo, tem sido uma das experiências mais estranhas que já tivemos. Irreal em todos os sentidos da palavra, especialmente nos meses de isolamento humano quase total.”

Um vídeo mostra um pouco do que foi feito – veja abaixo. O site da Epic Games em português fornece o link para download.

Fortnite

Para completar, a Epic Games comemorou o lançamento do universo digital/ analógico do Radiohead com os jogadores do Fortnite, um de seus títulos. Eles podem desbloquear itens baseados na experiência.

Quem baixar “Kid A Mnesia Exhibition” no PC ou no PlayStation5 vai receber a “Música do Lobby Radiohead” em seus Vestiários do Fortnite. A música se chama "Untitled v1" e faz parte do lançamento do álbum triplo de aniversário dos dois títulos, que leva o nome de "Kid A Mnesia" e que já está disponível no site da banda, com links para as principais plataformas de streaming de música. No site do Radiohead há outros produtos à venda ligados ao projeto.

Vale lembrar que, em janeiro de 2020, o grupo lançou a Radiohead Public Library, uma biblioteca digital com um vasto material para ser apreciado (e garimpado): shows antigos, ensaios, momentos raros, camisetas, artes, sites e experiências interativas passadas, canções que não estão nas plataformas de streaming hoje.

Entraram no novo espaço os nove álbuns gravados em estúdio, além de videoclipes e apresentações em programas de TV. Leia o que publicamos a respeito aqui.

Kid A Mnesia Exhibition

/