arrow_backVoltar

Memória

Para lembrar: campanhas protagonizadas por Kobe Bryant

27.01.20

O jogador de basquete Kobe Bryant, que morreu neste domingo (26) aos 41 anos depois de sofrer um acidente de helicóptero (leia aqui), foi protagonista de inúmeras campanhas publicitárias, além de ter sido homenageado por várias marcas depois que se aposentou, em 2016.

O trabalho “Kobe’s Rules Book”, criado pela Africa para ESPN, conquistou o Grand Clio no Clio Sports Awards 2017, na categoria Design (leia aqui), além de dois Leões de Bronze no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2016 (aqui). Em homenagem a Bryant, a agência transformou o "Livro de Regras da NBA" no "Livro de Regras do Kobe", fazendo uma retrospectiva da carreira do atleta. Doze artistas foram convidados a fazer intervenções em cada uma das páginas do livro, usando ilustrações, tipografia, costura e até curativos.

Em “Welcome to the Kobesystem”(assista aqui), de 2012, criado pela Wieden+Kennedy Portland para Nike, Kobe fez o papel de um coach, apresentando um programa orientado para resultados apenas para pessoas verdadeiramente bem-sucedidas que desejavam mais sucesso. A campanha também contou com a participação de nomes como Dwayne Wade, Aziz Ansari, P-Rod (Paul Rodriguez), Lamar Odom, Hope Solo, Lebron James, Jerry Rice, Landon Donovan, Leehom Wang, Leehom Wang, Tony Robbins, Serena Williams, Kanye West, Richard Branson e Jerry Rice.

Já em "Kobe vs. Messi" (veja abaixo), da Turkish Airlines, lançado em dezembro de 2012, Bryant contracenou com o jogador de futebol Lionel Messi, enquanto disputavam a atenção de um garoto a bordo de um voo. Em cinco dias, o comercial ultrapassou 20 milhões de visualizações no YouTube e viralizou na internet.

Em 2013, após uma lesão de Bryant, a Nike saudou o jogador com a peça "You Showed Us" (espie abaixo). A imagem em preto e branco mostrava Bryant segurando uma bola de basquete, com uma lista de suas realizações, começando com as palavras "Você nos mostrou". No final, a empresa concluía: "Now, show us again". A peça gerou uma versão não oficial em vídeo, que reuniu cenas com os destaques da carreira de Bryant (veja abaixo).

Em 2018, Bryant escreveu e codirigiu uma série de comerciais (assista a um deles, abaixo) para a empresa de bebidas voltadas a esportistas qual era sócio, BodyArmor. Os filmes eram protagonizados por renomados atletas, incluindo James Harden, Kristaps Porzingis, Skylar Diggins-Smith e Mike Trout. Os comerciais provocavam a rival Gatorade, da Pepsico.

Leia anterior, sobre a relação de Bryant com marcas de diversos segmentos, aqui.

Memória

/