#MenosPreconceitoMaisÍndio

1º trabalho da JWT para Instituto Socioambiental

13.03.17

O povo indígena Baniwa protagoniza a primeira campanha criada pela J. Walter Thompson para o Instituto Socioambiental (ISA), composta por um filme para TV, internet e para cinema, além de outras peças digitais.

"Parte da população criou no imaginário – com a ajuda, inclusive, de livros escolares – a figura do índio ‘puro’, o índio mais índio que os outros, como se aqueles que fugissem desse estereótipo não merecessem ter seus direitos garantidos", observa Mariana Borga, diretora de criação da agência. "Queremos quebrar esse preconceito".

Segundo a agência, os Baniwa incorporaram diversos hábitos não-indígenas, apesar de manter sua organização social, sua língua e uma forte relação com o meio ambiente. "Eles se sentem, se reconhecem e se apresentam como índios, mas uma parte da população insiste em dizer que não são", pondera Bruno Weis, coordenador de comunicação do ISA.

O projeto chegou à agência por meio do Planning4Good, iniciativa do Grupo de Planejamento da qual participavam Fernand Alphen, então head de planejamento da J. Walter Thompson, e Jurandir Craveiro, presidente do ISA.

Para a produção, uma equipe - composta por dois diretores, um assistente de direção e um operador de som com um drone - acompanhou a rotina dos Baniwa, durante seis dias na floresta.

"Deixamos de lado todo o pensamento publicitário e encaramos o projeto como um documentário", conta Andre Godoi, diretor de cena da Prodigo Films.

Ficha Técnica:

Título: Preconceito

Duração: 90”

Agência: J.Walter Thompson Brasil

Cliente: Instituto Socioambiental

CCOs: Ricardo John e Rodrigo Grau

ECD: Humberto Fernandez

Head of art: Humberto Fernandez

Direção de Criação: Mariana Borga

Diretor de Arte: Caio Gandolfi

Redação: Diego Ferrite e Mariana Borga

Atendimento: Renata Buess, Henrique Sarcinella e Caio Sabag