arrow_backVoltar

Mercado

PT diz que só vende Vivo se comprar Telemar ou Brasil Telecom

13.07.07

A Portugal Telecom não venderá à Telefónica a sua posição na brasileira Vivo enquanto não tiver uma solução alternativa para o mercado brasileiro e, segundo José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento, importante acionista da PT, só existem duas hipóteses à vista: a aquisição da Telemar ou a da Brasil Telecom.


“A PT só venderá os seus 32,33% na Vivo se conseguir comprar outro grande operador brasileiro. Nunca houve propostas firmes, mas existem negociações com a Telemar e com a Brasil Telecom”, garantiu Ricciardi, na terça-feira (10) à noite, em Londres, a propósito da apresentação da estratégia de internacionalização do banco de investimento do grupo BES (Banco Espírito Santo).


O BES só admite o desinvestimento na operadora brasileira se existir uma alternativa. Ricciardi diz que existem negociações “muito complexas” com as duas empresas brasileiras e comenta a oferta da Telefónica (leia anterior aqui).


O banqueiro recusou precisar em que fase se encontra o processo, mas adiantou que “estão em cima da mesa negociações muito complexas” e que a “a PT não venderá a sua posição na Vivo enquanto não encontrar uma solução alternativa para o Brasil”. Nesse caso, a saída da PT na Vivo resultaria, explicou, da falta de capacidade financeira da empresa portuguesa para suportar, por exemplo, a compra da Telemar sem concretizar o desinvestimento


“Para comprar a Telemar, a PT teria, necessariamente, que vender a sua posição na Vivo. Não existe capacidade financeira para mantê-la e fazer a aquisição de uma operadora brasileira de cobertura nacional”, defendeu Ricciardi.


 A eventual aquisição da Telemar poderá ultrapassar os quatro mil milhões de euros.


Leia matéria completa, no Diario Economico, aqui.


Leia também entrevista de Henrique Granadeiro, presidente da PT, ao Diario, aqui.


Leia também matéria do Estadão intitulada Telefonica confirma oferta pela Vivo.



 

Mercado

/