arrow_backVoltar

#MinhaVozImporta

TikTok lança série de ações pelo Mês da Consciência Negra

04.11.20

Para valorizar e celebrar o engajamento de criadores pretos, o TikTok lança a campanha #MinhaVozImporta, que fortalece narrativas negras. A partir desta quarta-feira 04, a cada semana, durante o Mês da Consciência Negra, a ação será desdobrada em mais quatro hashtags que abrirão espaço para novos conteúdos criativos e autênticos sobre temas sugeridos pela plataforma. Além dos desafios, a campanha inclui lives musicais com o Olodum e os cantores Péricles e Iza e a transmissão da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina.

Parte desses esforços estão no vídeo da campanha, que pode ser visto no YouTube (confira abaixo). O conceito foi desenvolvido internamente. O vídeo e as artes tiveram criação da OtherGuyz.

A estratégia do TikTok compreende ainda a realização de atividades internas para aumentar a consciência racial dos colaboradores e fomentar iniciativas ainda mais plurais nas comunidades.

Na primeira semana da ação, a plataforma convida criadores a compartilharem conteúdos artísticos com as hashtags #MinhaArteImporta, valorizando a música, a arte, o humor, a fotografia, a dança e todos os outros tipos de expressão, além de atividades "Faça você mesmo", de 4 a 9 de novembro.

Na sequência, é a vez #MinhaBelezaImporta, com foco em moda, maquiagem e cabelo. A ação entra no ar no período de 10 a 15 de novembro.

A penúltima hashtag da campanha é #MinhaHistoriaImporta, entre os dias 16 e 20, que vai contemplar conteúdos sobre literatura, arquitetura, ancestralidade, culinária e cultura.

Fechando o mês, entre 21 e 30, o foco estará em #MeuFuturoImporta, trazendo debates sobre educação, empreendedorismo, carreira, motivação, saúde, meio ambiente, tecnologia e games.

Música

A programação das atividades deste mês conta com música. O TikTok fechou parceria com o grupo Olodum, que realizará uma live no dia 20 de novembro. Antes, na primeira semana, a plataforma recebe o cantor Péricles. Na semana seguinte, Iza. Além deles, diversos artistas negros participarão da grade, que combina artistas conhecidos com emergentes, dando visibilidade a novos trabalhos na plataforma. A programação completa pode ser acompanhada diretamente no TikTok.

Em relação às atividades internas para aumentar a compreensão sobre o racismo e a equidade étnico-racial de seus colaboradores, o TikTok contará com a ajuda de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e de Lia Vainer, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A empresa irá ampliar sua rede de parceiros para aprimorar o processo de seleção e melhorar em equidade racial internamente.

A Feira Preta deste ano será online e poderá ser acompanhada pelo TikTok. O evento acontece entre os dias 20 a 28. Os usuários vão poder participar da programação que reúne empreendedores negros que mostram criatividade e inventividade nas áreas da moda, música, gastronomia, audiovisual, design e tecnologia.

Outro parceiro do TikTok nas atividades do Mês da Consciência Negra é o Digital Favela, iniciativa que conecta marcas a microinfluenciadores de comunidades em todo o país. Ela irá promover workshops com 20 promissores criadores do TikTok, convidando-os a se engajarem na campanha #MinhaVozImporta, trazendo conteúdos e mensagens aderentes ao público de seus perfis na plataforma.

O ano de 2020 escancarou os efeitos e os desafios do racismo estrutural. A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil. Não se trata de uma ação isolada e restrita ao mês de novembro. Mas sim, de avançarmos num trabalho de longo prazo, dialogando com pessoas e organizações negras estratégicas para o TikTok, e que ganha o reforço com essas ações nesse período”, explicou, em comunicado, Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil. O objetivo é também inspirar criadores negros para que possam se expressar e trazer à tona qualquer assunto que julguem relevante.

#MinhaVozImporta

/