arrow_backVoltar

Mudanças

Jack Dorsey deixa de ser CEO do Twitter

29.11.21

Cofundador do Twitter, Jack Dorsey renunciou ao comando da rede nesta segunda-feira, 28. Em seu lugar, assume Parag Agrawal, até então Chief Technology Officer (CTO) da companhia. Em um tweet, Dorsey republicou uma carta dirigida a seu time, na qual diz que, após quase 16 anos desempenhando algum papel importante no Twitter, chegou a hora de se despedir. Ele alegou que uma empresa liderada por um de seus fundadores é algo extremamente limitador e um possível ponto de falha.

De acordo com a Reuters, o conselho de administração da companhia está se preparando para a saída de Dorsey desde o ano passado. Na carta, o cofundador explicou que o board seguiu um rígido processo para definir quem seria o novo CEO, tendo aprovado Agrawal, que era CTO desde 2017 (ele entrou na empresa em 2011). Dorsey, porém, contou que ele tem sido sua escolha para substituí-lo há algum tempo.

O segundo fator apontado pelo agora ex-comandante do Twitter é ter um novo chair para o board: Bret Taylor, que era presidente e COO da Salesforce. O terceiro ponto que serviu para que ele tomasse a decisão de renunciar, segundo suas palavras, é a confiança depositada no potencial da equipe. “Pensem nisto: Parag começou aqui como um engenheiro profundamente dedicado a nosso trabalho e agora ele é nosso CEO”.

Dorsey, que é CEO na Square, empresa de processamento de pagamentos, continuará no board do Twitter até maio de 2022, quando também irá deixar o conselho. A Reuters aponta que ele se dedicará à Square e a atividades de filantropia - em abril do ano passado, ele doou US$ 1 bilhão para programas de combate à covid-19 (o equivalente a 28% de sua fortuna). Ser CEO das duas companhias estava gerando atritos com investidores.

Esta é a segunda vez que ele deixa de ser o líder da empresa. Entre 2006 e 2008, Dorsey atuou como CEO, mas foi afastado. Acionistas não o consideravam preparado para o cargo. Em 2015, ele recuperou a confiança de investidores e da diretoria e voltou a presidir a companhia.

O Twitter lançou uma série de produtos, como Espaços, mas as ações vinham caindo. Com o movimento, elas voltaram a subir, chegando a 11% de alta na Nasdaq.

Mudanças

/