Criativos lançam 'Pride Archive'

26.04.21

A redatora gaúcha Carolina Santos, estrategista de conteúdo da Vibra (do Grupo Bandeirantes), o diretor de arte paulista Vitor Coutinho, da Grey Brasil, e o sergipano Leonardo Barreto, ex-community manager da David São Paulo, apresentam o projeto "Pride Archive".

Trata-se de uma página no Instagram que se posiciona contra o Projeto de Lei 504/2020, que quer proibir a "alusão a gênero e orientação sexual, ou a movimentos sobre diversidade sexual, em campanhas focadas em crianças".

Para tanto, a iniciativa procura reunir e destacar a produção publicitária com representatividade LGBTQIA+ no Brasil, trabalhos de marcas como Avon, Havaianas, Facebook, Doritos e O Boticário. A proposta é evidenciar que nenhuma dessas campanhas causa "desconforto emocional", refutando o argumento da deputada Marta Costa (PSD), autora do PL.

"Eu acredito que a representatividade anda junto com o conhecimento. Só conhecemos aquilo que nos é apresentado, e, quando nos apresentado, reconhecemos pontos comuns que nos fazem entender, compreender e aceitar", defende Barreto. "A representatividade LGBTQIA+ na publicidade já é pequena, está finalmente crescendo aos poucos, e logo agora querem apagar isso por pura intolerância?", lamenta Carolina.

A votação do PL 504/2020, prevista para última quinta-feira (22), foi adiada (leia aqui) e deve entrar em pauta esta semana.

Semana passada, diversos líderes da indústria publicitária lançaram um movimento contra o PL, a fim de assegurar a representatividade de pessoas da comunidade LGBTQIA+ em campanhas publicitárias, leia aqui.

Aquivocê confere o posicionamento do Clube de Criação, "por uma propaganda plural, democrática e representativa".

#propagandapeladiversidade

#LGBTnãoÉMáInfluencia