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Natal

Deloitte investiga intenção de compra

30.11.11

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria Deloitte aponta que 67% dos brasileiros pretendem gastar mais nas compras de Natal deste ano ou a mesma quantia que no ano passado.


De acordo com a "Pesquisa de Natal 2011 - Intenções e expectativas do consumidor brasileiro", citada pela Agência Estado, 28% dos 1.068 entrevistados planejam gastar mais neste ano. Já 39% devem gastar quantia igual.


Esses números demonstram estabilidade em relação à pesquisa realizada no ano passado, quando 26% pretendiam gastar mais do que no Natal anterior e 36%, o mesmo valor. A margem de erro da pesquisa é de 4%.


 Os consumidores dispostos a fazer gastos mais elevados no fim deste ano se encontram no Nordeste (33%) e no Centro Oeste (32%). As Regiões Sudeste, Sul e Norte ficaram com índices mais baixos, respectivamente, com 22%, 25% e 28%.
 
Dos gastos previstos pelos consumidores, 30% vão para a compra de presentes, sendo que os produtos com valores entre R$ 50 e R$ 99 foram os mais citados (32%).


Depois, 18% disseram que pretendem comprar vestuário, 17% querem fazer melhorias na casa, 15% informaram que pretendem fazer gastos com comida e bebida, 12% devem gastar em diversão fora do lar (viagens e passeios), 5% com a compra de celulares ou computadores e 3% responderam outras opções.
 
Na análise por regiões, a maior procura por presentes deve vir do Sul, onde 37% responderam que essa é a prioridade dos gastos de fim de ano. Esse tipo de produto também é o mais citado entre os consumidores do Sudeste (33%).


No Nordeste, a preferência (24%) é para melhorias da casa, enquanto no Norte a previsão é gastar com vestuário (24%) e no Centro Oeste, com viagens e passeios (18%).
 
Um quarto dos pesquisados (25%) disse que fará suas compras de Natal em lojas de departamento, 22% em shoppings e 21% pela internet.


A classe social que mais planeja recorrer à web para as compras é a de maior poder aquisitivo (A), com 31% dos entrevistados optando pela internet.


A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 25 de outubro, pela internet com 1.068 entrevistados em todo o país.



 

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