Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
54% dos brasileiros costumam acessar a web
Entre a população brasileira com mais de 12 anos, 54% costumam acessar a internet, isto é, 81,3 milhões de pessoas, segundo aponta a sétima edição do levantamento sobre internet no Brasil, realizado semestralmente pela F/Nazca.
O principal local de acesso, ainda de acordo com o estudo, é a lan house, com 31%, seguido da própria casa, com 27%, e da casa de parente de amigos, com 25%.
A pesquisa revelou que 60% dos brasileiros que acessam a web já substituíram TV, rádio ou cinema pela internet para assistir ou ouvir programas ou filmes.
Daqueles que têm o costume de navegar na rede, na faixa de 12 a 24 anos, 38% já assistiram a alguma novela, filme, reality show, evento esportivo ou seriado na internet, em vez de consumi-los no televisor, percentual semelhante àqueles que o fizeram com programas de rádio.
Já com relação ao cinema, o número cai para 27% na mesma faixa etária.
O estudo identificou ainda que a maioria dos brasileiros, 59%, prefere consumir notícia via TV.
Entre aqueles que apontaram a rede como meio preferencial para consumo da notícia (22%) ferramentas de busca, como o Google, são apontadas como principal fonte, com 55% das citações. Em segundo lugar aparecem as redes sociais, representadas por YouTube, Orkut e Twitter, juntas totalizando 51%. Portais ocupam apenas o terceiro lugar, lembrados por 37%.
A influência da internet e dos internautas no consumo vem crescendo no país: 23% costumam comprar online, com uma média de 4,2 vezes ao ano, enquanto 41% se sentem mais consumistas depois que começaram a usar a internet.
Entre os artigos mais comprados online estão os eletrônicos (11%), seguidos de livros (6%) e eletrodomésticos (5%).
Em contrapartida, 77% dos internautas não costumam comprar online, por medo de não receber ou de a entrega da encomenda atrasar (33%).
O boca a boca virtual influencia os internautas nas compras 48% levam em consideração a opinião de outros consumidores publicadas na internet antes de comprar.
A F/Nazca realiza a pesquisa sobre internet desde o início de 2007. No levantamento de abril deste ano, foram feitas 2.247 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa completa pode ser conferida pelo site.