arrow_backVoltar

Nova fase do áudio

Globo investe em + podcasts, que também vão para o Globoplay

21.01.21

A Globo está apostando fortemente no áudio e, principalmente, no podcast. Nesta quinta-feira, 21, foram anunciados novos programas e parcerias, além do crescimento do alcance das produções com a inclusão do conteúdo no Globoplay. A CBN na plataforma é uma das grandes novidades desse amplo esforço feito pela empresa.

Tudo isso foi comunicado em um evento, o AudioDay Globo 2021, que foi acompanhado virtualmente por profissionais de agências e anunciantes, bem como por representantes do mercado independente de áudio. Participaram do encontro também executivos, jornalistas e talentos da Globo.

Na estratégia para o áudio, o ponto alto foi o lançamento do Globoplay como um hub de podcasts. Ele passa a reunir os mais de 80 podcasts produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP.

Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, lembrou que o áudio é parte importante da história da empresa devido à criação da rádio Globo, em 2 de dezembro de 1944. A reinvenção do áudio agora está atrelada à transformação digital pela qual passa o grupo. "Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar", disse.

Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo, afirmou que para dar mais passos nessa área a decisão foi ampliar o cardápio de conteúdo com o mercado independente e diversificar os temas. Desse modo, entraram nas opções programas que vão de games a cultura pop, passando por astrologia, aviação e até mesmo Big Brother Brasil – podcast que, por sinal, começa nesta quinta-feira.

Além de parcerias, a Globo pretende contratar talentos. É o caso de Ivan Mizanzuk, estrela nativa do podcast que assinou contrato exclusivo para desenvolver projetos, inclusive podcasts. Ele entra também para o catálogo da Globo com o bem-sucedido “Projeto Humanos” e com a série documental “O Caso Evandro”, que será lançada pelo Globoplay. “O mais legal de estar na Globo é poder contar com toda essa estrutura para contar grandes histórias, tanto de audiodocumentário quanto de ficção", declarou.

Pesquisa: 28 milhões de pessoas ligadas em podcast

No evento foram apresentados alguns números de uma pesquisa realizada pelo instituto Kantar Ibope, em 2020, que investigou os avanços do novo ecossistema do áudio no país.

Como seria de se imaginar, os podcasts estão em alta. Em 2019, 13% da população se declaravam ouvintes de podcasts, chegando a 21 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Em 2020, esse percentual passou para 17%. Ou seja, 28 milhões de pessoas.

Esse crescimento também se reflete nos números da companhia. “Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020 em comparação com 2019”, disse Guilherme Figueiredo, head de áudio digital da Globo. Ele explicou que o aumento está ligado ao lançamento de novos podcasts e à abertura de novos canais de distribuição proprietários como nas reportagens do G1, GE e Gshow. “Hoje, mais de 50% do consumo vêm das nossas páginas proprietárias e deve crescer com a entrada no Globoplay”, acrescentou.

Figueiredo esclareceu que a distribuição dos podcasts em outras plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, será mantida.

Para o diretor de negócios integrados em publicidade, Eduardo Schaeffer, o mercado está em franca expansão. “Esse modelo de distribuição permite que a gente faça a venda publicitária nos principais formatos disponíveis, como patrocínios, entrega dinâmica e programática", esclareceu.

Cardápio reforçado

A oferta de conteúdo feito por produtores independentes permitiu uma boa variedade de temas no catálogo da Globo. Os já consagrados Mamilos e Braincast passam a integrar o catálogo de produtos de mídia da Globo. Foi fechada parceria com o B9, uma das maiores produtoras de conteúdo em áudio do país, dona dos dois programas. O conteúdo passa a ser promovido e comercializado com exclusividade pela Globo.

Entre os novos podcasts está o “BBB Tá On”, apresentado por Jeska Grecco e Samir Duarte. Além de trazer quadros e uma análise informativa sobre o que está acontecendo na casa, o podcatst também terá episódios especiais com depoimento do líder da semana, gravado diretamente da casa mais vigiada do Brasil.

- Isabel Mueller e Titi Vidal, do “Astrológicas”, darão dicas e vão explicar como os astros podem interferir nas nossas vidas. Toda semana, serão dois episódios: um temporal aos domingos detalhando o céu do momento e outro atemporal todas as quartas falando sobre algum termo astrológico popularizado, mas pouco conhecido a fundo, como o Retorno de Saturno e o famoso Mercúrio Retrógrado.

- Fenômeno da internet, Kaique Brito apresentará o “Pega Essa Ref”, em que traz seus questionamentos sobre cultura pop, séries, filmes, memes e debates sobre questões do momento para a Geração Z.

- Lito Sousa, um dos maiores experts em aviação no Brasil e dono do maior canal sobre o tema na América Latina, embarca com seus curiosos casos da aviação e desmistifica ideias e preconceitos de quem tem medo de voar.

- Amanda Dias, do canal Grana Preta, enriquece o cardápio de ofertas com o “Fala, Emancipade”, podcast semanal feito para mulheres chefes de família e pessoas em geral, que querem ter acesso a informações que auxiliem na sua organização financeira do dia a dia e oriente em relação às suas grandes decisões da vida financeira.

- Os fãs de jogos eletrônicos encontrarão semanalmente um podcast original, em parceria com o GE, dedicado a comentar o Campeonato Brasileiro da League of Legends. Liderado por um dos maiores canais de League of Legends na Twitch, o podcast irá comentar o campeonato brasileiro de LOL.

- Em parceria com o G1 e apresentado pelas jornalistas Karina Godoy e Natália Ariede, um podcast sobre parentalidade discute diversos temas ligados ao desafio de se criar filhos. Os episódios são semanais e contam com convidados especiais.

- Seis novos títulos de podcasts de O Globo e CBN, como o “Ao Ponto”, com Carol Mouran; o semanal “Lauro e Gabeira”, “Panorama CBN”, “Academia CBN com Mario Sérgio Cortella”, o “Nossa Língua De Todo Dia com Pasquale Cipro Neto” e o “Rádio Sucupira” também chegam à plataforma.

Nova fase do áudio

/