arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Por um mundo melhor o que não falta é briefing (Fabio Rodrigues)

02.07.21

Em 2021, o tradicional festival D&AD mais uma vez disponibilizou seu New Blood Briefings.

Se você não sabe, o New Blood Briefings são briefings reais de grandes marcas, disponíveis para estudantes de propaganda, marketing e design baixarem no site do D&AD e inscreverem suas ideias no festival.

O New Blood Festival segue uma fórmula conhecida das escolas de propaganda: um briefing real e a oportunidade de apresentar ideias para quem realmente cria para essas marcas.

Não faltaram marcas renomadas interessadas em ver do que esses estudantes eram capazes. Burger King, Disney, Spotfy, Penguin Books e Xbox, entre outras. Eu não sei você, mas quando eu era estudante tudo que mais queria era a oportunidade de criar para marcas tão famosas e reconhecidas nos maiores prêmios de propaganda do mundo.

E é aqui que realmente começa a história que eu quero te contar.

Lá no cantinho da página, tinha um briefing diferente. Um briefing sobre os riscos do melanoma em pessoas de pele preta, postado por uma agência de Pharma/Heath sobre uma questão pouco conhecida: o melanoma é o mais agressivo dos tipos de câncer de pele e é particularmente difícil de identificar em pessoas de pele escura.

Um briefing de Health

Que as agências de Health hoje são uma parte importante do mercado de propaganda não é mais uma novidade. Mas o fato de que o briefing de Health foi o com maior número de downloads no site do D&AD, e o terceiro com mais inscrições, é novidade.

Mais jovens criativos se interessaram em trabalhar em uma ideia de Health do que pra Disney ou Burger King. Mais jovens criativos acreditaram que ter uma ideia para Health em seus portfólios no início de suas carreiras era mais importante que ter uma ideia para cerveja.

É uma mudança incrível de mentalidade, mudança que eu mesmo atravessei cheio de dúvidas e medos, mas, agora, do lado de cá, posso ver quantas oportunidades estão aí.

Esses jovens perceberem isso com muito mais facilidade que eu, no começo, é ótimo, ainda mais que estão com fome de fazer algo realmente bom, que mude a vida de alguém.

O trabalho em Healthcare é um trabalho gratificante, que já nasce com um propósito. Dá pra ser criativo fazendo um trabalho que de alguma forma vá ajudar alguém que pode estar passando por algo que muita gente nunca irá entender de verdade.

A desconfiança sob a qual a área foi vista por muito tempo agora dá lugar à vontade de fazer algo positivo, que atrai cada vez mais talentos e pensamentos interessados em dar uma contribuição concreta pro mundo.

Pra ajudar a fazer um mundo melhor o que não falta é briefing.

Fabio Rodrigues, SVP Group Creative Director da McCann Health NY

O Espaço é Seu

/