Pacto Global das Nações Unidas

Natura & Co apoia ações pelo clima e por igualdade

22.09.20

Grupo que compreende Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, a Natura & Co anunciou que irá patrocinar e liderar duas iniciativas do Pacto Global das Nações Unidas para enfrentar a crise climática e combater a desigualdade de gênero. O comunicado foi feito no primeiro dia da Semana do Clima, em Nova York, que vai até 27 de setembro. A companhia foi convidada a liderar programas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O grupo também participa de painéis e debates do evento.

Em junho, a Natura & Co lançou o plano Compromisso com a Vida, em que declarou que reduzirá suas emissões líquidas de carbono a zero em seus quatro negócios até 2030. Ela se comprometeu a alcançar a paridade de gênero até 2023.

O plano intensificou as ações do grupo para enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo, como a proteção da Amazônia, a defesa dos Direitos Humanos e a garantia da igualdade e inclusão em toda a sua rede. Ele incorpora a circularidade e a regeneração até 2030. Os compromissos foram reafirmados com o apoio às iniciativas do Pacto Global.

Outro anúncio foi o ingresso de Roberto Marques, presidente-executivo do Conselho e principal executivo do grupo, no Conselho do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo. Ele será o único representante da América Latina no Conselho. Guilherme Leal, cofundador da Natura, atuou no Conselho por dois anos.

As duas iniciativas que o grupo Natura irá patrocinar são "Ambition to 1.5C” e Target Gender Equality”. São programas aceleradores que têm colaboração com as Redes Locais do Pacto Global, operando em quase 70 países. Eles são projetados para incorporar práticas de negócios sustentáveis. Com a expertise local e regional, essas redes estão preparadas para ajudar companhias a entender o que significa ser uma empresa responsável em diferentes contextos nacionais, culturais e linguísticos.

Sanda Ojiambo, CEO mundial e diretora executiva do Pacto Global da ONU, afirmou que a Natura & Co tem demonstrado de forma consistente seu compromisso com os ODS por meio de suas práticas de negócios. De acordo com ela, o apoio aos programas “Ambition 1.5oC” e “Target Gender Equality” ajudará a elevar o nível de ação das empresas nas crises climáticas e na igualdade de gênero no mundo.

Marques acrescentou que o grupo acredita que governos, sociedade civil, empresas, comunidades científicas, setor financeiro e universidades devem trabalhar juntos para encontrar soluções que possibilitem um impacto positivo mais rápido e mais amplo, em especial no pós-covid-19. “Precisamos adotar uma abordagem multilateral na forma como nós, como sociedade, conduzimos as decisões, mesmo quando ainda não temos todas as respostas. Estamos empenhados em garantir que esta seja a década de ação decisiva e urgente para o clima e a igualdade de gênero”.

Pacto Global das Nações Unidas