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Pesquisa

Briefing do Consumidor Móvel (MMA - EUA)

09.09.10

A Mobile Marketing Association (MMA) e seu parceiro de pesquisa Luth Research divulgam esta semana o Briefing do Consumidor Móvel, pesquisa mensal da MMA realizada com consumidores adultos nos Estados Unidos sobre seu comportamento e opinião  a respieto do marketing móvel.

Disponível na íntegra para membros da MMA, a nova pesquisa constatou que 60% dos pesquisados repararam em um anúncio que permitia resposta móvel, e 39% repararam em pelo menos um na semana anterior.
 
Cada pesquisa Briefing do Consumidor coleta respostas a partir de amostra demograficamente representativa de mais de mil consumidores adultos norte-americanos.  Realizada de 28 de junho a 2 de julho, esta pesquisa reunia perguntas sobre as seguintes questões, relativas ao uso dos celular:
  
O fabricante do celular
O provedor de serviços de celular
Quando repara em anúncio que permite resposta via celular 
Tipos de mídia onde observou anúncio com resposta via celular 
Melhor tipo de mídia para respostas via celular 
Método preferido de resposta via celular
 
A nova pesquisa constatou que proprietários do iPhone, da Apple, e jovens entre 18 e 24 anos, são grupos de consumidores com maior probabilidade de ter visto um anúncio com opção de resposta móvel.

A pesquisa também constatou que 70% dos usuários de mobilidade que viram anúncios com capacidade de resposta móvel, assistiram a esses anúncios na TV. Em seguida, computadores portáteis e desktops foram os canais de mídia mais comuns, seguidos pelo rádio.
 
A pesquisa constatou também que:
 
• Entre aqueles que repararam em um comercial de resposta móvel na TV, um terço respondeu. Asiáticos, hispânicos e adultos com idades entre 35 a 44 anos foram os mais propensos a usar seu telefone móvel para responder a um comercial de TV.
 
• A resposta foi mais elevada nos meios de comunicação com menor percepção do anúncio. Pelo menos metade dos que repararam em anúncios de resposta móvel no cinema, no jornal impresso, em revista impressa ou por meio de mala direta responderam a pesquisa.
 
• Enviar uma palavra-chave ou mensagens curtas e fazer uma ligação foram os métodos preferenciais da resposta via mobilidade. Enviar uma mensagem foi o método preferido pelos jovens de 18 a 34; adultos com 45 anos ou acima preferiram fazer uma ligação.
 
•  Usuários  asiáticos de telefones celulares foram mais propensos ao envio de resposta por e-mail, enquanto usuários de telefones móveis hispânicos foram os mais propensos ao envio de mensagem via celular
 
“A pesquisa Briefing do Consumidor mostra que o canal móvel é uma forma altamente eficaz para as marcas obterem respostas dos adultos norte-americanos.” disse Peter A. Johnson, vice-presidente de inteligência de marketing da MMA e autor do estudo.

"Esta eficácia alcança a todos os adultos e certos grupos demográficos, como jovens e hispânicos. Mas marcas e agências devem prestar muita atenção sobre qual meio de comunicação oferecem as melhores oportunidades de resposta via mobilidade."
 
“Esta pesquisa mostra que marcas e agências não podem se dar ao luxo de ignorar as oportunidades para dispositivos móveis na mídia tradicional, tais como impressos, mala direta e outros meios de comunicação", disse Jacqueline Rosales, vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios e serviço ao cliente da Luth Research. 

“O número de consumidores expostos a anúncios que incluem uma resposta via mobilidade é crescente, e esses consumidores estão respondendo cada vez mais frequentemente. Esta consciência e uso também oferecem para as marcas e agências opções adicionais para monitoramento da eficácia de um canal de mídia particular, tal com usar diferentes mensagens curtas para anúncios de jornal e rádio, para determinar quais realmente fazem efeito junto aos consumidores", ela completa.
 
 

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