ABMI irá mapear setor brasileiro de música independente

10.07.20

Com o objetivo de mapear o setor brasileiro da música independente, a ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) dá início a uma pesquisa.

A entidade irá coletar informações durante dois meses, avaliando dados de 2019 das principais plataformas de streaming, e entrevistando 80 empresas (70 delas, associadas à ABMI).

A parte qualitativa do estudo promete abordar temas como números de empregos gerados pelo setor, quantidade anual de lançamentos e diversidade de gênero, além de tendências de mercado. E a quantitativa será extraída da análise de dados fornecidos por empresas como Spotify, Apple, YouTube e Google.

O levantamento será coordenado pelo músico, economista e pesquisador Léo Morel e contará com a participação das empresas Chartmetric e LV Pesquisa, com o apoio da Win (Worldwide Independent Network) e do Merlin (articulador de negócios da música em ambientes digitais).

Com o resultado, a ABMI espera indicar a participação dos artistas auto-produtores e de empresas independentes no market share da música gravada no Brasil, traçar metas e sugerir caminhos para políticas públicas.

"A pesquisa será fundamental para fornecer os insumos necessários para fortalecer o posicionamento brasileiro frente ao mercado fonográfico internacional", argumenta Carlos Mills, presidente da ABMI.