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Pet-Commerce

Cães podem 'fazer compras' pela web. Criação da Ogilvy

30.04.19

Um cão escolhendo sua ração preferida ou um brinquedinho novo para que ele próprio realize uma compra via internet parece cena de ficção. Mas apoiada em tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial a Ogilvy Brasil tornou a ação possível ao criar para a Petz um novo serviço online, o Pet-Commerce.

O projeto, desenvolvido pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth. permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a inteligência artificial identifica se o animal de estimação se interessou por determinado produto e, em caso positivo, o envia para o carrinho de compras.

Quem acessar o site da Petz irá encontrar um banner, que remete ao Pet-Commerce. É preciso que a câmera do computador, tablet ou celular, com acesso à internet, capte toda a face do cão, para que a I.A. consiga identificar o nível de interesse do pet para a compra de determinado produto, representado por um "gráfico de ossinhos" que vão sendo preenchidos.

De acordo com a agência, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. "Escolhemos dezenas de raças e animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado", afirma Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou no treinamento da inteligência artificial.

Pensando em construir um ambiente amigável para os cachorros, vários aspectos foram considerados, como a visão dos cães. Diferentemente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Eles também não prestam atenção em imagens estáticas, por isso, os produtos do Pet-Commerce são apresentados em vídeos, na paleta de amarelos e azuis. A Ogilvy também informa que o áudio foi ajustado para que os bichinhos de estimação "percebam melhor o som". Há um tutorial que ensina o que deve ser feito para que o cachorro “tenha voz” no momento das compras.

Quando o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados.

O Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro poderá ser estendido para gatos, por exemplo.

"Buscamos trabalhar em campanhas que unam tecnologia, inovação e uma grande ideia. É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro, algo nunca feito antes. Além de aproximar o tutor de seu cão, o Pet-Commerce ainda é capaz gerar novos negócios ao nosso cliente, o que é indispensável em uma grande campanha", argumenta Félix del Valle, chief creative officer da Ogilvy Brasil.

Ficha Técnica:

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Pet-Commerce

Produto: Pet-Commerce

Cliente: Petz

Chief Creative Officer: Félix del Valle

Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen

Diretor de Criação: Eduardo Doss

Diretor de Criação Associado: Guilherme Moreira

Redator: Guilherme Moreira

Diretor de Arte: Eduardo Doss, Diego Wortmann

Produtores em RTVC: Fabiano Beraldo, Ariama Aldore, Juliana Henriques

Gestão de Projetos: Priscilla Saikai, Beto Campos, Bruna Lopes

Atendimento: Denise Caruso, Priscilla Gonçalves

Mídia: André Gramorelli, Adeildo Souza, Mirella Battiloro

Planejamento: Thais Frazão, Raphael Zem, Murilo Toda

Editor de Vídeo: Deydson Rocha

Ogilvy Content Studio: Gustavo Otto, Thiago Frias, Luis Velloso, Rayra Janau, Leonardo Araújo, Thiago Bancaro, Aline Chaves

Aprovação Cliente: Luciano Rocha Sessim, Claudia Villar Montini Cangane, André Luís Marinho

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Produtora de Vídeo: Hogarth

Diretor de Cena: Daniel Bontempo

Diretora Executiva: Gabriela Carvalho

Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi

Diretor de Arte: Rebeca Ukstin

Primeiro Assistente de Direção: Cláudia Carvalho

Atendimento: Alexandre Sakihara e Márcia Coelho

Produtor: Cris Almeida

Coordenadora de Produção: Cris Almeida

Assistentes de Produção: Karoline Novais

Supervisor de Efeitos: Ricardo Kertesz

Pós-Produção: Hogarth

Finalizador: Daniel Amaro e Jéssica Rodrigues

Artista de Composição: Iuri Tampolski

Diretor de figurino: Juliana Mathias

Produtor de Elenco: Cris Almeida

Fotógrafo: PICT Estúdio / Alê Torres

Produtora de som: Punch Audio

Atendimento: Lili D. Aragoni

Produtor: Mariano Alvarez

Coordenação: Carol Oliveira/ Cristiane Oliveira/ Karina Coviello

Locutor: Cristiano Pinheiro

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Produtora tecnologia: D2G Tecnologia

Diretor de Negócios/Gerente de projetos: Diego von Brixen Montzel Trindade

Diretor de Produto/Engenheiro de I.A: Grégory Frizon Gusberti

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Produtora digital: Hogarth

Produção UX/Digital e Creative PM: Nicole Pereira Citton e Martina Nichel

UI/UX Designers: Gustavo Gonçalves e Pedro Avila

Developers: Thiago Fredes, Ivan Cavalheiro, Thais Bykoski, Lucas Linhares, Igor Batista, Lucas Lima, Rafael Fonseca

QA: André Telles, Gabriel Matturro, Gabriel Costa, Rhadamez Gindi

Business Analyst: João Kuczynski

Production Lead: Michael Melchiors

Digital Creative Director: Karine Brasil

Digital Production and Technology Director: Iuri Andreazza

Pet-Commerce

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