PJ Pereira em NY

Pereira O’Dell reforça a operação e passa a ter 2 sedes

18.07.19

Depois de quase 15 anos em São Francisco, PJ Pereira, creative chairman e cofundador da Pereira O’Dell, está de mudança para Nova York, estrutura que ganha corpo a partir de agosto. Com isso, ela passará a ser headquarter da operação, junto com a cidade californiana, onde a empresa nasceu, em 2008.

Antes disso, embora fosse um escritório importante para a agência, a estrutura em Nova York, montada em 2014, era vista mais como um satélite. O movimento não se dá por mudanças de clientes ou modelo de negócios, disse PJ ao Clubeonline. “É mais porque Nova York é muito grande e tem muito potencial. Mas era vista como um satélite. Tanto Nova York como São Francisco não se dão bem com satélites. Nem os clientes, nem os times curtem a ideia. Então, minha mudança era a única solução real”, explicou. Andrew O’Dell, sócio de PJ, continuará na cidade de origem.

A Pereira O’Dell já vinha unindo as duas regiões em seus projetos e contas, intensificando a colaboração entre os escritórios. Mas PJ afirmou que planejava mudar para a Big Apple desde o primeiro ano da agência. “Sempre soube que começava a viagem pela Califórnia e terminava em NY. Só achei que teria Ásia e Europa no meio, mas resolvi trocar por mais tempo em São Francisco”, revelou. PJ mudou para os EUA em 2005, quando partiu para a AKQA.

O plano de elevar o status do escritório da Pereira O'Dell em Nova York já vinha sendo preparado desde antes do anúncio da saída do diretor geral Cory Berger, que estava na agência desde 2013. Ele está se transferindo para a Grey, onde será Chief Marketing Officer global, o primeiro da rede nesse posto. A novidade foi comunicada recentemente. “Quando Cory nos avisou da decisão dele, eu já estava preparando a mudança”, esclareceu.

Segundo PJ, a saída do diretor executivo de criação de Nova York, Dave Arnold, em março deste ano, ajudou a gerar o movimento - ele se tornou Chief Creative Officer global da London Luxury LLC. “Com a saída do nosso ECD em NY, nós começamos a procurar (um substituto). No processo, começou a pintar a ideia. Em Cannes, neste ano, depois de julgar, conversei com o Andrew e ele gostou da ideia, e tomamos a decisão”, contou o brasileiro, que foi presidente de júri da categoria Social & Influencer no Cannes Lions.

Nova York é o destino final na carreira? “Destino final mesmo só tem um e eu espero que o meu esteja longe. Mas não tenho planos de mudar mais”, respondeu, ponderando que não se pode garantir se haverá ou não futura movimentação já que tudo ainda é novo para ele nesse momento da Pereira O’Dell.

Outra novidade do escritório novaiorquino é que Mona Gonzalez assumirá o cargo de diretora geral, ocupando o lugar de Berger. Ela está na agência desde 2014, quando entrou como diretora de atendimento em São Francisco. Mona está baseada em NY desde 2017 e tinha, até então, a posição de diretora de brand management.

Os movimentos não alteraram o papel de PJ na agência. “Minha função continua a mesma. Só minha mesa que mudou de fuso horário”, brincou. Como ele lembrou, abaixo do brasileiro estão um CCO (Robert Lambrechts, funcionário número 1 da agência), baseado em São Francisco, e um ECD na mesma cidade (Jason Apalisky, funcionário número 3). Mudaram recentemente da sede na Califórnia para Nova York os criativos brasileiros Estefanio Holt e André Bittar. “Eles dizem que eu fiquei com saudades e fui atrás deles”.

Ante o argumento de que “saudades movem o mundo”, PJ respondeu que a inveja também, o que não é necessariamente ruim. “Eu vou pra Cannes todo ano pra ficar com inveja e querer fazer coisa melhor no ano seguinte”, completou. Os cases que causaram esse sentimento neste ano foram o GP de Industry Craft (“Just Do It HQ at the Church”, da Momentum Worldwide e Momentum Canadá para a Nike) , o GP de Glass (“The Last Ever Issue”, da VMLY&R para o jornal Gazeta e mais Mastercard e BNP Paribas), o case "Whopper Detour" (GPs de Direct, Mobile e Titanium) e, na categoria que presidiu, o GP de Social & Influencer (“Keeping Fortnite Fresh”, da VMLY&R Kansaspara Wendy’s) e o Ouro para “Be a Follower”, da Publicis de Milão para a Diesel (confira a campanha aqui).

Veja aqui todos os GPs do Cannes Lions 2019.

Lena Castellón

PJ Pereira em NY