arrow_backVoltar

Plastic Fishing Tournament

Corona recompensa pescadores que recolhem plástico do oceano

16.07.21

A marca de cerveja mexicana Corona realizou recentemente no México o "Plastic Fishing Tournament", concurso criado pela agência We Believers, que desafiou pescadores locais a irem ao mar não para pescar, mas para recuperar resíduos de plástico.

Durante o evento, 80 pescadores competiram pela "maior pescaria" e, juntos, tiraram da água mais de três toneladas de lixo plástico.

"Especialmente no México, a combinação da poluição do plástico nos oceanos e a pesca predatória afetam diretamente as pequenas comunidades pesqueiras locais", declara Gustavo Lauria, cofundador da We Believers. "Quando os pescadores se voltam para o oceano, eles encontram muito mais plástico do que peixes, e os peixes que pescam são bem menores do que os que capturavam há uma década. É assim que conectamos os pontos para incentivá-los a coletar plástico em vez de peixes, criando uma nova fonte de renda para suas comunidades."

O vencedor do torneio arrecadou quase 370 quilos de plástico no dia da competição, ganhando 14.800 pesos, o equivalente a um mês de salário pela pesca, em valores usuais na área. Os outros competidores também receberam pelo plástico recolhido. Eles foram pagos pela empresa de reciclagem Mexico Recicla. A companhia irá transformar o plástico recuperado em ferramentas que os pescadores usam diariamente.

A Corona pretende continuar a ideia em outros mercados pelo resto do ano e até 2022.

Com AdAge.

Plastic Fishing Tournament

/