arrow_backVoltar

Publicidade Verde

Reino Unido lança manual

24.03.10

O Reino Unido acaba de lançar o manual da "publicidade verde", que agrupa “argumentos verdes de fachada” que os anunciantes devem evitar.


A lista foi elaborada pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Governo do Reino Unido (Defra, ma sigla em inglês).


São apenas diretrizes, mas, ao normatizar a extensão dos produtos que podem ou não ser considerados “verdes”, o departamento quer impedir que empresas anunciem que vão salvar o planeta.


Entre as maiores queixas reveladas pelo documento liberado para consulta – um rascunho do “guia das reclamações verdes” – constam descontentamentos gerais, como aqueles relativos a produtos que teoricamente se vendem como “eco” ou “amigo do ambiente”.


Hoje, esses rótulos estão aplicados a diversos produtos, desde o hotel que serve comida local - mas deixa os holofotes do estacionamento acesos a noite toda -, até bens eletrônicos que, ao serem recolhidos pelas empresas responsáveis para reciclagem, não vão além do cumprimento das leis que regulam o assunto.


Leia a matéria do The Guardian na íntegra, via Estadão, aqui.

Publicidade Verde

/