arrow_backVoltar

R$ 16,5 bilhões

Cenp-Meios divulga investimento publicitário em 2018

10.04.19

O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) acaba de lançar os dados referentes aos investimentos em mídia no ano de 2018, via Cenp-Meios.

A apuração é realizada com as 78 agências publicitárias com maior receita no Brasil. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimativa em comparação aos dados do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.

Segundo o Cenp-Meios, em 2018 foram investidos R$ 16,5 bilhões em compra de mídia no Brasil, praticamente o mesmo patamar apurado no ano de 2017, que totalizou investimentos da ordem de R$ 16,4 bilhões.

No ano passado, a TV aberta manteve a maior fatia do bolo publicitário, com participação de 58,3% - em 2017, o share da mídia ficou em 58,7%.

A internet respondeu por 17,7% da participação em 2018 (um crescimento comparado aos 14,8% em 2017), seguida pela mídia out of home/ exterior (share de 7,7% em 2018, o mesmo percentual de participação do meio em 2017).

Confira abaixo a participação de cada mídia no ano passado e, na sequência, os investimentos publicitários em cada região do país.

INVESTIMENTOS EM MÍDIA* VIA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE POR MEIO TOTAL NACIONAL (JAN-DEZ/2018)

MEIO Valor Faturado (000) Share (%)
CINEMA R$ 48.906 0.3%
INTERNET R$ 2.921.328 17.7%
JORNAL R$ 395.640 2.4%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 1.391.865 8.4%
RÁDIO R$ 659.877 4%
REVISTA R$ 256.575 1.6%
TELEVISÃO ABERTA R$ 9.642.777 58.3%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 1.224.230 7.4%
Total R$ 16.541.198

INVESTIMENTOS EM MÍDIA VIA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE POR REGIÃO (JAN-DEZ/2018)

REGIÕES Valor Faturado (000) Share (%)
CENTRO-OESTE R$ 311.550 1.9%
NORDESTE R$ 694.463 4.2%
NORTE R$ 135.766 0.8%
SUDESTE R$ 4.185.329 25.3%
SUL R$ 767.384 4.6%
MERCADO NACIONAL R$ 10.446.706 63.2%
Total R$ 16.541.198

Leia anterior sobre os investimentos publicitários no 1º semestre de 2018, aqui.

R$ 16,5 bilhões

/