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Recapitulando maio

O que rolou: Sunday Night Live, Michael Jordan, HBO Max, AR contra covid-19, viagem espacial

01.06.20

Mais um mês fechado no calendário deste ano que está transformando o mundo. Entre os acontecimentos, os fatos e as experiências que aconteceram em maio, separamos alguns que podem alimentar debates, gerar insights ou ajudar a inspirar nestes dias de isolamento social. Desde janeiro, o Clubeonline vem coletando histórias que não estão necessariamente vinculadas a marcas.

Veja a lista dos destaques de abril, março, fevereiro e janeiro. E abaixo os do mês passado.

- Sunday Night LiveNizan Guanaes inaugurou um espaço no Instagram que procura ser “um lugar para pensar e relaxar no final de semana”. É o Sunday Night Live, no qual ele entrevista personalidades de diferentes perfis e campos de atuação, que vão das artes à política, para “sonhar o mundo e sonhar o Brasil”.  Já estiveram na live nomes como Carmen Lúcia (ministra do STF), Anitta e Padre Fábio de Mello. No dia 31, foram entrevistados Abílio Diniz, Roberto Medina e Washington Olivetto. Há duas semanas, Nizan anunciou o patrocínio da Magalu, direcionado para a entidade Casa Santa Teresinha, de São Paulo, que cuida de crianças com doenças de pele genéticas. Também foi lançada a playlist do Sunday Night Live no Spotify.

- O sucesso de “Arremesso Final” – Uma minissérie documental de dez episódios tem repercutido entre fãs de esporte e mesmo entre quem não é afeito a produções que contam histórias de ídolos dos campos ou das quadras. Parceria entre Netflix e ESPN, a minissérie “Arremesso Final” (ou “The Last Dance”, como no original) traz a história da última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls. Cenas da conquista foram captadas na época, mas o material ficou guardado e só foi liberado por Jordan mais de duas décadas depois – o que foi importante para que os jovens apaixonados por basquete, que não acompanharam a carreira do astro, pudessem conhecê-lo melhor. Isso pode soar estranho, já que o eterno camisa 23 se tornou uma lenda, mas Jordan julgou que era hora de retomar seu antigo brilho. Com os campeonatos esportivos paralisados, a produção explodiu de audiência. E a Netflix anunciou que, mundialmente, a minissérie atingiu 23,8 milhões de assinantes em seu primeiro mês de exibição. A informação foi dada pela plataforma no Twitter, dois dias depois de ter entrado no ar o último episódio da história, em 18 de maio – a série foi exibida em capítulos liberados separadamente, e não todos de uma vez. Com "Arremesso Final", a Nike reportou aumento de vendas da linha Air Jordan. Outra prova do sucesso foi a realização de leilão de um modelo assinado pelo ex-jogador: o valor final chegou a US$ 560 mil. Jordan, além de ser um astro nas quadras, é um astro do marketing. Nas gravações atualizadas da vida da estrela da NBA, que fizeram parte do documentário, ele aparece ao lado de um copo com tequila. A bebida em questão é da marca Cincoro Tequila, de Jordan, produzida em parceria com os donos dos times Los Angeles Lakers, Boston Celtics e Milwaukee Bucks. Ela foi lançada no ano passado e custa US$ 1,8 mil.

- Novo player no streaming – Chegou na semana passada ao mercado americano a plataforma HBO Max, que entra na disputa com Netflix, Apple TV+, Disney+ e Amazon Prime Video. O novo serviço informa que contém mais de 10 mil horas de conteúdo premium, incluindo todos os sucessos da HBO, mais obras clássicas da Warner, animações do Cartoon Network, do Looney Tunes e mesmo do Studio Ghibli, além de séries cultuadas como Friends e produções originais estreando agora. A assinatura mensal é de U$ 14,99. Para apoiar a estreia da plataforma, foi lançada uma campanha de marketing baseada em serviços que podem ser oferecidos para o público que está confinado. São promoções e eventos virtuais embalados por temas ligados às atrações do streaming, como Sesame Street e Game of Thrones. Para esclarecer o público o que a plataforma oferece e diferenciá-la de serviços como HBO Go, foi criado um vídeo explicativo (confira abaixo). No Brasil, a expectativa é que HBO Max esteja disponível em 2021.

- AR contra covid-19 – O Google lançou uma ferramenta gratuita para ajudar as pessoas a manter uma distância social segura durante a pandemia. É o Sodar, uma espécie de radar de distanciamento social. Ele projeta um círculo por meio de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) que apresenta a distância de dois metros para o usuário, como explicado em um vídeo publicado no perfil Experiments With Google no Twitter. Disponível para celulares equipados com o sistema Android (ainda não há uma versão para iOS), a ferramenta é acessada via browser (e não por aplicativo). Para usar o Sodar, clique aqui.

- Nasa e SpaceX – A agência americana e uma das empresas de Elon Musk (dono também da Tesla) fizeram uma parceria que levou a uma nova fase da exploração espacial. No sábado 30 aconteceu o lançamento do foguete da SpaceX, primeira companhia privada a entrar em órbita, um projeto acalentado há dez anos e que alimenta o sonho de viagens feitas por civis. No dia seguinte, a cápsula Dragon Crew se acoplou à Estação Espacial Internacional, após 19h horas de voo, com sucesso. O evento esteve nos trending topics das redes. Outro assunto relacionado à parceria, porém de modo paralelo, rendeu comentários. Tom Cruise está preparando um filme a ser rodado no espaço, plano acordado com a Nasa e a SpaceX. Na semana do lançamento, surgiu o nome do diretor que está escalado para o filme, que ainda não tem data para ser iniciado e nem estúdio para sua realização. É Doug Liman, que dirigiu Cruise em "Feito na América" e "No limite do amanhã". E também “A Identidade Bourne”, com Matt Damon. Segundo o site Deadline, Liman já teria feito o rascunho do roteiro.

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