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Recapitulando setembro

A trágica marca da covid-19, + games, clima e Marcelo D2

01.10.20

Clubeonline traz mais uma lista de fatos, histórias e experiências que rolaram no mês que passou. Nem sempre são acontecimentos ligados à comunicação, mas, sim, são assuntos que podem alimentar debates, gerar insights, provocar reflexões ou inspirar o mercado.

Em setembro, o mundo registrou um fato tão marcante quanto sinalizador de como ainda estamos sob forte impacto de um acontecimento que mudou nossas vidas, a covid-19. No dia 28, a Universidade Johns Hopkins, que monitora a pandemia, anunciou que o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus superou um milhão.

A velocidade da propagação da doença também chamou atenção: as primeiras 500 mil vítimas fatais foram registradas ao longo de seis meses. As demais mortes aconteceram em três meses.

Outros acontecimentos que rolaram no mês vieram dos Jogos Olímpicos de Tóquio (com calendário do Revezamento da Tocha), do varejo, das empresas de game e da música, com Marcelo D2 apresentando um álbum novo, composto durante o período do confinamento e, de certa forma, por causa do confinamento. Com isso, ele mostrou que há vida além das lives. Veja abaixo alguns destaques do que rolou em setembro.

Desde janeiro, o Clubeonline está recapitulando fatos e histórias que aconteceram no mês. Confira cada uma das listas: janeirofevereiromarçoabrilmaiojunho,  julho e agosto.

- Um milhão de mortes – O anúncio da trágica marca também apontou os cinco países com mais vítimas fatais pela covid-19: EUA, Brasil, Índia, México e Reino Unido. Até o início desta quinta-feira, 01, o país contabilizava quase 144 mil vidas perdidas. Um dia depois de o mundo ter superado um milhão de mortes, em artigo publicado no jornal The Independent, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que a marca é um momento difícil para o mundo, mas ponderou que nunca é tarde demais para lutar. Como lembrou, apenas nove meses após a primeira identificação do vírus, alguns dos melhores cientistas do mundo desenvolveram, de modo coletivo, testes de diagnóstico, identificaram tratamentos para reduzir a mortalidade nos casos mais graves e produziram candidatas de vacinas que estão na etapa final da fase 3 de experimentos. Tedros enumerou países que têm demonstrado um bom trabalho na contenção da doença. Na América do Sul, o exemplo ficou para o Uruguai. Ele indicou quatro passos fundamentais para controlar a pandemia – não importa o quadro em que se encontra a região: evitar a amplificação de eventos; reduzir mortes protegendo grupos vulneráveis; proteger-se com máscara, lavando as mãos e mantendo distanciamento social (afinal, o papel do indivíduo é essencial para que uma pessoa não passe o vírus para outra); e os governos adotarem medidas para isolar, testar e cuidar dos casos. Tedros disse ainda que estima-se que a economia global irá se contrair em US$ 7 trilhões neste ano. Mas somente enfrentando a pandemia, com seriedade e em conjunto, vidas poderão ser salvas e meios de subsistência, preservados.

- Cortes olímpicos - Adiados neste ano para acontecer em 2021, os Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto de 2021) e Paralímpicos (24 de agosto a 8 de setembro) de Tóquio serão mais enxutos. Os organizadores revelaram, no dia 25, que pretendem realizar mesmo o evento no ano que vem – “não importa o que aconteça” -, mas com uma estrutura pessoal reduzida em torno de 10% a 15%. Entre as medidas para envolver menos gente na realização estão o fim das cerimônias de hasteamento de bandeira na Vila Olímpica e menos envelopamento na cidade. Mas a quantidade de atletas participantes deverá ser mantida. Outro anúncio foi o calendário de Revezamento da Tocha, que será mais curto e, portanto, mais barato. O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio informou que o início será no dia 25 de março em Fukushima. A chama olímpica passará por mais 46 regiões do país até chegar à capital. A pira olímpica será acesa no dia 23 de julho. O lema escolhido para o Revezamento é “esperança ilumina nosso caminho”. Em outras palavras, é a luz no fim do túnel. O Revezamento da Tocha Paralímpica será entre 12 e 24 de agosto.

- Universo dos games em expansão – A Sony anunciou em evento digital (veja vídeo mais abaixo) que o PlayStation 5 chega em 12 de novembro aos Estados Unidos, custando US$ 399 ou US$ 499. O console estará disponível em outros países a partir do dia 19 de novembro. A fabricante também apresentou alguns títulos que estão a caminho: Final Fantasy XVI, novo God of War, Hogwarts Legacy (o jogo está ambientado na escola de Hogwarts em tempo anterior ao “vivido” por Harry Potter). No Brasil, a pré-venda começou no dia 17 e em algumas lojas e regiões rapidamente deu sold out. O PS5 tem lançamento aqui para 19 de novembro ao preço de R$ 4.999 na versão padrão, ou R$ 4.499 (sem o leitor de Blu-Ray). A Microsoft, por sua vez, informou que os novos Xbox, o Series X e Series S, estarão nas lojas em 10 de novembro nos EUA, com custo de US$ 499 e US$ 299, respectivamente. No Brasil, os preços também foram revelados: o Xbox Series X sairá por R$ 4.999, enquanto o Xbox Series S, R$ 2.999. E também em setembro a Nintendo trouxe oficialmente seu Nintendo Switch para o Brasil. Veio com 100 jogos, alguns clássicos e outros que celebram os 35 anos do Mario (veja aqui). O console já está disponível a partir de RS 2.999,00.

- Compromissos com o meio-ambiente – Algumas empresas reafirmaram seus compromissos com o meio-ambiente durante a Semana do Clima em Nova York. A Natura & Co anunciou o apoio a projetos do Pacto Global da ONU (leia aqui). A PepsiCo estabeleceu como objetivo ter eletricidade 100% renovável em todas suas operações globalmente até 2030 e nas operações com terceiros até 2040. “Sabemos a responsabilidade que vem com nosso tamanho e escala, portanto, a transição das operações de negócios globais da PepsiCo para 100% de eletricidade renovável é o passo certo para entregar um impacto significativo à medida que continuamos a avançar nossa agenda de sustentabilidade”, afirmou Jim Andrew, Chief Sustainability Officer da PepsiCo (leia o comunicado aqui). Já a REI, de produtos para práticas outdoor, declarou ter completado o compromisso de ser carbono neutra em suas operações, cuja meta era 2020, 14 anos depois de ter assumido esse objetivo. A varejista lançou uma nova plataforma climática. Ela vai investir em projetos que ativamente retirem carbono da atmosfera, como os que plantam mais árvores em cidades. A empresa também defende políticas que reduzam as emissões de carbono, como infraestrutura de transporte mais limpa. Além disso, a REI se comprometeu a plantar um milhão de árvores até 2030, integrando a iniciativa global 1 Trillion Trees, que visa conservar, restaurar e cultivar um trilhão de árvores no mundo na próxima década (veja o comunicado aqui). “A crise climática é a maior ameaça para o futuro da vida ao ar livre e para os negócios da REI. A ciência é clara sobre o que nós, como sociedade, precisamos fazer para mudar esse futuro. O mundo deve reduzir pela metade suas emissões de gases de efeito estufa até 2030”, declarou Eric Artz, CEO da REI Co-op.

- 150 horas de lives – Esse é um número que aponta o tamanho da dedicação de Marcelo D2 à música durante a pandemia. O rapper lançou seu oitavo álbum,Assim tocam os meus tambores”. Como ele contou nas redes, o trabalho foi feito no isolamento. Foi todo dentro de casa, mas com centenas de colaborações, inclusive do público. No final do mês, o álbum estava nas principais plataformas de streaming e na terça-feira 29 o filme homônimo entrou no YouTube. Por falar em plataforma, a Twitch foi essencial para o projeto. Eles fizeram um convite para D2 fazer lives ali. E o rapper decidiu mostrar como é o processo de produção de um álbum. Foram mais de 150 horas de lives, com "muita dedicação e trabalho, muitas ideias, choros de felicidade e de emoção” – e com moderação e suporte técnico feitos pelo filho Luca. "Fazer esse álbum foi a melhor coisa para a minha vida. Foi arrebatador. Me tirou de um lugar da quarentena que poderia ter me deixado deprimido. Foi a parada mais louca que eu já fiz, uma coisa futurística, meio Os Jetsons” contou no Facebook. O filme produzido para o álbum é um média-metragem dirigido por D2. A produção executiva é da mulher, Luiza Machado. Foi realizado pela produtora Pupila Dilatada, empresa do casal.

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