Relacionamento entre Agências e Clientes

ABA lança Guia de Boas Práticas

25.04.19

Com a proposta de oferecer ao mercado diretrizes para o estabelecimento de parcerias mais transparentes e éticas, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) acaba de lançar o "Guia de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes".

Desenvolvido pelo Comitê de Sourcing da ABA, presidido por Sheila Vieira (Commerce Procurement Manager da Heineken), juntamente com a Q&A Associados, o documento (clique aqui para fazer download) reúne tópicos com princípios e valores que têm o intuito de otimizar as relações entre empresas e agências, além de recomendações em relação a processos de concorrência, incluindo considerações sobre orçamento, elaboração de briefing, definição de critérios de seleção, cronograma de trabalho, entre diversas outras questões.

A elaboração do Guia contou com o apoio da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), tendo como sponsor Danielle Bibas, vice-presidente de marketing da Avon Brasil e integrante do Conselho Superior da ABA.

"A concretização desse projeto representa o trabalho de liderança transformadora que tem pautado nossas iniciativas, com o objetivo de colocar o marketing e suas relações de forma decisiva nos debates sobre ética e transparência e na viabilização de um ambiente de negócios livre e responsável", defende Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

"O nível de exigência nas relações dos anunciantes com os stakeholders e a sociedade apresenta-se cada vez mais complexo e dinâmico. Cresce, então, a necessidade do estabelecimento de parcerias produtivas e eficientes entre clientes e agências, estimulando o olhar para o sistema como um todo e a proposta de ganho coletivo, possível a partir do estímulo a processos aprimorados e sem desperdícios", avalia Danielle Bibas.

"Como resultado, espera-se a promoção da criatividade brasileira como fator de crescimento dos negócios, com soluções duradouras para a melhoria permanente de processos", completa Danielle.

Relacionamento entre Agências e Clientes