arrow_backVoltar

Sem cigarros

Desenhos de Hanna-Barbera cortam cenas com fumantes

22.08.06

Matéria de Mike Collett-White, da Reuters, dá conta de que a Turner Broadcasting começou a vasculhar mais de 1.500 desenhos animados clássicos, de Hanna-Barbera, entre eles "Tom e Jerry", "Os Flintstones" e "Scooby-Doo", para cortar cenas que "glamourizam" o ato de fumar.


A atitude foi motivada por uma queixa de um espectador, feita à Ofcom, orgão regulamentador britânico, por cenas exibidas em dois episódios de "Tom e Jerry", veiculados no canal Boomerang, da Turner Broadcasting, que, por sua vez, pertence à Time Warner Inc. O espectador considerou as cenas inapropriadas a um desenho animado voltado ao público infantil.


"Estamos revendo o catálogo inteiro", disse na segunda-feira a porta-voz da Turner na Europa, Yinka Akindele.


"É uma medida que adotamos voluntariamente, tendo em vista a mudança dos tempos", completou ela.


No primeiro episódio mencionado, "Texas Tom", o gato Tom, para impressionar uma gata, enrola, acende e fuma um cigarro usando uma mão só. No segundo, "Tennis Chumps", o adversário de Tom numa partida de tênis, fuma um charuto.


Só não serão necessariamente cortadas cenas em que um vilão seja mostrado fumando cigarros ou charutos.


Cerca de 56% do público do canal Boomerang tem entre 4 e 14 anos de idade.


Não é a primeira vez que famosos personagens de desenhos animados são obrigados a parar de fumar. O cartunista belga Maurice de Bevere substituiu por uma folha de grama o cigarro que seu personagem mais popular, Luky Luke, não tirava da boca, o que lhe valeu um prêmio da Organização Mundial da Saúde, em 1988.

Comentários

raquel almeida - sem querer fazer apologia ao cigarro, mas isso acontece no livro de george orwell, 1984, quando pessoas são contratadas para apagar fatos indesejáveis dos registros históricos de acordo com o interesse dos que dominam...


almeidaraquel@gmail.com


 

Sem cigarros

/