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Streaming + TV paga e linear

Globoplay + canais ao vivo: ‘all in one’ chega em setembro

31.08.20

A Globo dá mais um passo no sentido de se consolidar como Media Tech. O movimento se dá com o Globoplay, plataforma que começa a oferecer, a partir desta terça, 1º, um pacote que une o consumo linear dos canais pagos da companhia, a programação da TV Globo, e os conteúdos on demand e todo portfólio do Globoplay sob o conceito “all in one”. Batizado de Globoplay + canais ao vivo, o formato será oferecido primeiro aos atuais assinantes. A partir de 1º de outubro estará disponível para todo o público.

O pacote, que sai por R$ 49,90 ao mês, inclui os canais que fazem parte do Globosat Play, que deixará de ser chamado assim para ser Canais Globo. Entram na nova oferta: Multishow, Globonews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Globosat, Megapix, Universal TV, Studio Univeral, SYFY, Canal Brasil e Futura.

Com esses 19 canais (que representam a segunda parte do nome do pacote), as alternativas para o assinante da plataforma compreendem séries, filmes, conteúdos de humor, jornalismo, esportes, variedades, documentários e realities.

O Globoplay + canais ao vivo promove um encontro entre dois mundos: o do streaming e o dos canais lineares. São universos de muito valor para o consumidor que a evolução tecnológica hoje reúne em uma só oferta”, declarou, em comunicado, Paulo Marinho, diretor dos Canais Globo.

A plataforma passa a contar com as seguintes ofertas: acesso gratuito (canal linear da TV Globo + Canal Futura + íntegras de conteúdos selecionados da TV Globo + trechos de novelas e de outros conteúdos + lives e eventos pontuais e/ou promocionais); VOD premium + TV Globo (os mesmos conteúdos da oferta anterior + todo o catálogo de séries, filmes, documentários, infantis e novelas clássicas do Globoplay + consumo em catch up de novelas e séries da grade da TV Globo. Também conteúdos selecionados em 4k e acesso ao recurso Cloud DVR, pelo qual podem baixar vídeos para assistir offline via Download To Go), ao preço de R$ 22,90 mensais; VOD premium + canais ao vivo (os mesmos conteúdos da oferta anterior + canais Globo por assinatura ao vivo + conteúdos selecionados em VOD dos canais por assinatura Globo após seis meses de exibição na grade linear + conteúdos VOD em catch up dos canais Universal TV, Studio Universal e SyFi. Também conteúdos selecionados em 4k e acesso ao Cloud DVR), ao custo de R$ 49,90 mensais.

Outras ofertas são:
- Combo: Telecine e Globoplay básico por R$ 49,90. Mas até o final do ano será disponibilizada também a combinação de Telecine com o Globoplay + canais ao vivo.
- À la carte: Premiere e Combate podem ser assinados ao custo de R$ 79,90 por mês. O primeiro permite plano anual, com 12 parcelas de R$ 59,90.

Plataforma

O Globoplay celebra o aumento de maneira significativa do consumo de horas assistidas na plataforma. No acumulado de 1º de janeiro a 27 de agosto, esse total subiu 224% em comparação ao mesmo período de 2019. O crescimento da base de assinantes no primeiro semestre foi superior a 145%.

Para atender melhor ao assinante, a interface também passou por ajustes, com conteúdos destacados por gênero e categorias, por exemplo. Há também “trilhos” para que o conteúdo em exibição na hora seja mais facilmente identificado.

Uma página agregadora foi montada para ter  homes especializadas como Rock in Rio ou Jogos Olímpicos. Essa customização poderá ser feita para atender um projeto comercial. Um varejista poderia montar a sua home? Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo, respondeu que sim, em coletiva à imprensa, mas não esclareceu mais, acrescentando que o Globoplay terá uma "entrega relevante para a Black Friday" – a Globo anunciou na semana passada um amplo e ambicioso projeto dedicado à data que une suas plataformas (leia mais aqui).

Publicidade

Os conteúdos gratuitos do Globoplay já contam com publicidade no pré-roll. Com os canais lineares, a mesma tecnologia poderá ser empregada, mas isso é uma decisão da área comercial, explicou Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, que também participou da coletiva.

De acordo com Brêtas, a plataforma permite a inserção dinâmica de publicidade (dynamic search ad), que viabiliza a entrega de anúncios por target. Dentro de alguns meses devem ser apresentadas novidades nesse sentido. “O Globoplay será o primeiro laboratório de testes dessa tecnologia”, emendou.

TVs conectadas

As smarTVs são muito importantes para o Globoplay, que tem metade de seu consumo de conteúdo feito via TVs conectadas. “A tela grande é o device mais relevante. O Brasil não tem muita tradição dos set-up boxes”, contou Barros. Por isso, a empresa investiu também nesse segmento.

Há 10 marcas de TVs, com 20 sistemas operacionais que rodam em mais de 1800 modelos. Desenvolvemos códigos que rodam o Globoplay em cada um deles, respeitando as limitações de cada modelo, e para as TVs produzidas após 2015 teremos uma considerável melhoria da experiência do consumidor que assiste aos conteúdos da plataforma diretamente pela TV”, esclareceu o diretor de tecnologia.

Do ano passado para cá, o Globoplay estabeleceu acordos específicos com alguns fabricantes para que a plataforma fosse embarcada nos sistemas operacionais da TV. Em alguns casos, há acesso direto pelo controle remoto. Um dos acordos foi feito com a Samsung, líder do mercado de smarTVs. “A série 2020 já tem o Globoplay instalado”, disse Barros.

Streaming + TV paga e linear

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