arrow_backVoltar

Sustentabilidade

Produtos terão dados sobre emissão de poluentes

30.07.08

Produtos de consumo, como cosméticos e alimentos industrializados, deverão trazer, em breve, nas embalagens, a informação do total de carbono que seu processo de produção emite na atmosfera.


Na Alemanha, nove empresas, como a indústria química Henkel e a empresa de embalagens TetraPak, já começaram a mapear a "pegada de carbono" (carbon footprint) de seus produtos.


Os centros de pesquisa Oko-Institut, PIK (Potsdam Institute for Climate Impact Research) e Thema1, em parceria com a ONG a WWF, estão trabalhando para desenvolver uma metodologia padronizada para determinar o impacto de emissão de carbono dos produtos.


Para as empresas, a informação no rótulo dos produtos pode se tornar uma boa estratégia de marketing.


No mundo todo, ainda são poucos os exemplos de produtos que trazem dados sobre volume de CO2 emitido em sua produção. Um exemplo é a cervejaria britânica Adnams, que lançou a primeira cerveja "carbono neutro", com informações sobre seu impacto ambiental.


O projeto, fruto de uma parceria com uma universidade, permitiu mapear as emissões do processo de fabricação - cada garrafinha long neck da cerveja emite em torno de 118 gramas de CO2.

Nos EUA, produtos da Timberland, marca de calçados esportivos, também já trazem esse tipo de informação .


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Sustentabilidade

/