arrow_backVoltar

SxSW 2018 (aquecendo o motor)

A responsabilidade é minha (Rui Piranda)

09.03.18

A responsabilidade é minha! SXSW-2018

O título ia ser “A responsabilidade é sua!” Mas resolvi convidar você a assumir a responsabilidade junto comigo. Sobre o quê?

O SXSW 2018 começará para mim com a palestra "How do you ethically steer the thoughts and action of two billion people’s minds every day? ". O palestrante é Tristan Harys. Se você der um Google no nome deste cara vai ver o que até pode parecer óbvio: o maior problema causado pela tecnologia já está acontecendo debaixo do seu nariz: a manipulação. Este assunto não é novo. Já envolveu a arte em séculos anteriores, passou para os livros, foi para a imprensa, rádio, TV. Mas nunca tivemos tanto poder concentrado como nesta era digital. E quem está no comando? É um alerta que você pode perceber nas coisas mais simples: quem escolhe o segundo filme que aparece para você no Youtube ou no Facebook. Achou o exemplo bobo?

Antes que você pense que vou falar mal do duopólio digital, deixa eu esticar a corda. Minha segunda palestra é “AI IN HEALTH CARE: IS IT WORTH INVESTIMENT?” Percebeu que o assunto se prolonga para coisas que são muito importantes para o nosso futuro: saúde, educação, política, administração doméstica e urbana, locomoção.

Ano passado, escrevi que vim para o SXSW para não ter medo da tecnologia. Meu ponto este ano é outro. Como me responsabilizar pelo poder que exerço ou concedo? Se você está lendo este artigo é porque trabalha com comunicação: em agências, veículos, marketing, produtoras. Traga para você a responsabilidade de perguntar: o que de bom isso vai deixar como legado. Se você trabalha em ou para laboratórios, bancos, gigantes das indústrias eletrônicas e automotivas, você tem excelentes oportunidades para estabelecer pontes éticas entre o hoje e o amanhã.

Ah... desacelerar não é uma solução. A cura para doenças mortais, a solução para emissão de poluentes, a nova prótese empoderadora, tudo isso também será assunto no SXSW. O futuro realmente pode ser grandioso. Só depende de mim. E de você.

P.S.: acabei de saber que a palestra de Tristan Harrys foi cancelada. Mas resolvi manter o artigo como está. Para pensar.

Rui Piranda, sócio e diretor da agência For All, direto de Austin

SxSW 2018 (aquecendo o motor)

A responsabilidade é minha (Rui Piranda)

/