arrow_backVoltar

BuzzFeed e ACNUR

Paola Carosella e Salsabil Matouk em série com refugiados

21.06.19

O canal Tasty Demais, do BuzzFeed Brasil, e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançaram nesta quinta-feira (20), Dia Mundial do Refugiado, o primeiro de uma série de vídeos especiais que apresentam "celebridades" e refugiados cozinhando e conversando sobre o tema.

No lançamento da série no Brasil (assista aqui), a banqueteira Salsabil Matouk ensina à chef Paola Carosella como fazer um quibe sírio. Salsabil era farmacêutica na Síria. Grávida de oito meses, ela e o marido foram forçados a deixar o país em 2014 por conta da guerra iniciada em 2012.

A iniciativa já foi lançada nos EUA, com um vídeo que teve a participação do ator Ben Stiller. A Inglaterra irá lançar em breve conteúdo com o ator Stanley Tucci (“O Diabo Veste Prada”). No Brasil, o Tasty Demais optou por convidar chefs para participar da série.

Luciana Rodrigues, general manager do BuzzFeed Brasil, afirma que a escolha do canal Tasty Demais para exibir a série se deve ao fato de que ele foca "na comida como algo que nos aproxima, partilha lembranças e nos leva a conhecer a casa do outro. Ou seja, ajuda a construir pontes a partir de memórias afetivas e nos permite viver novas experiências", defende.

"Refugiados são pessoas que têm grande experiência de vida e que têm sonhos e planos para um futuro melhor, como qualquer um de nós. Ninguém deseja uma situação de refúgio, ela acontece por motivos alheios à vontade dos refugiados, como em casos de guerra, por exemplo. Quanto mais as pessoas entendem o valor das contribuições dos refugiados, melhor será o acolhimento a eles", ressalta Natasha Alexander, chefe da unidade de parcerias do ACNUR com o setor privado.

Dirigido por Gaspar José, o vídeo tem fotografia de Daniel Arashiro, roteiro de Beatriz Pascon e Aline Vieitez, edição de Maria Batalha e Agatha Sauro, e food styling de Eduardo Tokushima.

BuzzFeed e ACNUR

Paola Carosella e Salsabil Matouk em série com refugiados

/