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One World e muito + lives

O formato se sustenta depois da quarentena?

17.04.20

Com a adesão dos Rolling Stones – anunciada nesta sexta-feira, 17 -, o One World: Together At Home, festival criado pela OMS junto com o movimento Global Citizen, promete ser o ápice de um formato que ainda não se sabe como ficará quando a quarentena tiver passado (ao menos, a primeira, já que especialistas em saúde calculam que seja necessário retomá-la futuramente). Com uma sequência de lives que irá começar a partir das 16h deste sábado, 18, o evento atraiu o interesse de diversos veículos logo de saída.

Em seu lançamento, no dia 06, um pool de TVs já contava com players do porte de ABC, NBC e ViacomCBS. Como o potencial do mega festival já era percebido, os organizadores avisaram na ocasião que novos acordos ainda seriam estabelecidos (veja aqui). De fato. Por aqui, a Globo se somou ao esforço, estabelecendo uma cobertura multiplataforma.

Desse modo, no Brasil, será possível acompanhar as lives pelos canais MTV, Comedy Central e Paramount (da Viacom), mais Globo e Multishow (também por meio de seu canal no YouTube) e pelo Globoplay. Na quinta-feira 16, a TNT anunciou que se junta ao time e transmitirá os shows a partir das 21h. No mesmo dia, a Roku, plataforma de streaming que agrega aplicativos de outras TVs, comunicou que exibirá o One World no The Roku Channel, nos EUA, e pelo BBC iPlayer e Insight TV no Reino Unido, bem como o Globoplay, que está em seu serviço.

Com o tamanho dessa mega live, tão cedo não deverá haver nada parecido. Mas as apresentações ao vivo, sim. Estas se sucedem nestes tempos de confinamento. Hoje há agendas de eventos para que as pessoas possam acompanhar. E entre eles há os shows já realizados, mas que se tornaram clássicos, medida adotada por duas grandes bandas, o Metallica (toda segunda no YouTube) e o Radiohead (toda quinta), e agora por um grupo cultuado, o Pink Floyd (que escolheu a sexta para ser seu dia).

Desde que Gusttavo Lima mostrou, no dia 28 de março, o potencial de alcance dos shows ao vivo no YouTube, a plataforma de vídeos do Google foi inundada por lives. Para quem não sabe, o cantor tocou durante cinco horas direto de sua casa, em Goiânia, participando da campanha #fiqueemcasa #comigo do YouTube, iniciativa adotada para estimular que as pessoas fiquem em casa neste momento.

Como informa o Google, a transmissão teve pico de 750 mil acessos simultâneos e mais de 10 milhões de visualizações somente durante a live. Nas 48 horas seguintes, o canal ganhou 1 milhão de novos inscritos e atingiu mais de 18 milhões de visualizações. Gusttavo Lima voltou ao YouTube no dia 11 de abril e fez uma live de sete horas e alcançou 2,76 milhões de acessos simultâneos. Ele agregou à apresentação lives no Facebook e no Instagram.

Quarentena em curso, o Google notou um aumento no interesse do usuário pelo termo “live” nas pesquisas no YouTube. Analisando-se o interesse pela ferramenta Google Trends, vê-se o pico de buscas no dia 12 de abril, final de semana em que aconteceram, além da apresentação de Gusttavo Lima, as lives do Projeto SO+MOS Música, que foi transmitido também no portal do UOL e que teve patrocínio da Pepsi (leia mais aqui).

Segundo o Google, muitos criadores e artistas têm procurado a empresa para saber como podem fazer lives e como participar da campanha #FiqueEmCasa #Comigo. A iniciativa tem se mostrado um sucesso. “Logo no início do isolamento, reunimos nossos times de diversas áreas para pensar em formas de usar o YouTube para conscientizar a população sobre a covid-19. No fim de março, por exemplo, fizemos o desafio #FiqueEmCasa e Lave as Mãos #Comigo em parceria com criadores, artistas e celebridades”.

A ação teve como tema a música “Lavar as Mãos”, de Arnaldo Antunes, eternizada pelo programa "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. A campanha atraiu mais de 300 participantes, entre eles o próprio Arnaldo, Fabio Porchat e Ivete Sangalo. Em uma semana, os vídeos do desafio somaram 4 milhões de visualizações.

Quebra de recorde e patrocínio

Dentre as lives que se seguiram ao show de Gusttavo Lima, é preciso falar de Marilia Mendonça, que no dia 8, alcançou uma audiência máxima de 3,3 milhões de acessos simultâneos e 40 milhões de visualizações durante a transmissão. A apresentação teve mais de três horas de duração, arrecadou fundos para a campanha contra o novo coronavírus e contou com intérpretes de libras. Virou recorde de audiência de uma live (leia aqui).

Para o evento, a marca Havaianas entrou como patrocinadora, uma estratégia acertada pela AlmapBBDO. Na live, Marilia Mendonça esteve praticamente o tempo todo de Havaianas. Ela aproveitou a ocasião para anunciar que Havaianas faria doação para a luta contra a covid-19 no valor de R$ 50 mil para o Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba - estado onde a marca tem suas principais fábricas e emprega mais de 13 mil pessoas. “Esse patrocínio teve como intuito deixar esse momento desafiador mais leve e menos tenso. É muito gratificante apoiar as novas formas de entretenimento e de conteúdo”, declarou, em comunicado, Fernanda Romano, CMO da Alpargatas, detentora da marca, a respeito da live.

Para dar o tamanho do alcance da apresentação de Marilia Mendonça e da adesão do público brasileiro ao formato, vale mencionar um artista internacional. O tenor Andrea Bocelli se apresentou no domingo de Páscoa (12) cantando sozinho no Duomo, em Milão (Itália). Sua live alcançou 2,8 milhões de acessos simultâneos.

Mas e depois?

Os “ao vivo” estão conquistando veículos e empresas. Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, contou que o portal tem trabalhando com o formato. Eles fecharam parceria com o próprio Gusttavo pouco antes da segunda live do cantor. “Novos projetos estão aparecendo”, afirmou. Tanto que o UOL vem entregando pesquisas a respeito para anunciantes.

A gente tem um projeto, que é o Estúdio UOL, que começou transmitindo Chitãozinho e Xororó e Péricles”, explicou Bebeto. Antes da pandemia, a ideia era usar o espaço – localizado no térreo do prédio onde estão instalados – como se a área fosse uma espécie de Times Square, atraindo público para ver os artistas do lado de fora, enquanto o conteúdo é transmitido pelos canais do portal. Mas veio a quarentena e o plano está sendo repensado. De todo modo, o formato mistura música e entrevista.

As lives, segundo Bebeto, dão força para os artistas. E, por vezes, não demandam muita estrutura. Eles podem fazer apresentações utilizando até mesmo o celular. Mas ainda não é possível dimensionar o que poderá acontecer com o formato. “A gente não sabe como vai ser o novo normal”, justificou.

A Heineken, que fez parceria com o Queremos para apresentar o “Heineken Home Sessions by Queremos!” – festival digital que acontece nos dias 18 e 25 de abril –, concordou que é cedo para responder se o formato irá se tornar uma experiência com mais aplicações assim que passar a fase de isolamento social. “Acredito que algumas mudanças de comportamento e consumo de entretenimento vão ficar mesmo depois que a covid-19 passar. Destas lives, acredito que podemos ter vários insights para novos formatos e até mesmo iniciativas complementares”, disse Guilherme Bailão, head de experiência de marca e patrocínios do Grupo Heineken no Brasil.

A ideia do projeto “Heineken Home Sessions by Queremos!” veio da Publicis. A estruturação da proposta contou com a ajuda do Queremos, que ficou responsável pela curadoria musical e pela produção. O festival será transmitido ao vivo, a partir das 16 horas, no canal do Queremos no YouTube e no Facebook e Instagram da Heineken.

Durante os shows, artistas convidarão o público a participar do “Brinde do Bem”, movimento encabeçado pelo Grupo Heineken para auxiliar os estabelecimentos do país a manter empregos, pagamentos e salários em dia durante o período de isolamento social (leia mais aqui).

As lives terão duração de 45 minutos e os shows serão feitos na casa de cada artista. No primeiro dia, entram em cena Clarice Falcão, Tássia Reis, Duda Beat e Silva. No segundo dia (25), é a vez de Luedji Luna, Céu, o cantor e produtor norte-americano Mayer Hawthorne e Seu Jorge. Os influenciadores digitais Yuri Marçal e Jéssica Lobo fazem as honras como mestres de cerimônia, conduzindo entrevistas com os artistas e sorteando prêmios entre os internautas conectados.

No dia 25, estreia o projeto multiplataforma da Globo para o formato live. Ivete Sangalo abrirá as portas de sua casa para apresentar o “Em Casa”, que terá transmissão pelo canal aberto, pelo Multishow e pelo Globoplay (mais detalhes aqui).

É claro que, por ter rapidamente se transformado em um formato a ser explorado, alguns ajustes ainda precisam ser feitos. Desde problemas técnicos até... questões éticas. O Conar recebeu denúncias de dezenas de consumidores a respeito das lives de Gusttavo Lima, que tiveram patrocínio da Ambev. Como consequência, abriu uma representação ética contra as ações publicitárias "Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa".

Cenas do cantor consumindo cerveja chamaram a atenção do público. Por isso, mesmo elogiando “o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país", o Conar alertou que as iniciativas devem ser conciliadas "com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não sejam difundidas a crianças e adolescentes" (leia mais aqui).

 




 

Quer fazer uma live?

Para quem quiser organizar uma ação com um “ao vivo”, o YouTube dá dicas para que as sessões possam ser executadas com sucesso.

- Saber qual é o objetivo da transmissão ao vivo. É importante decidir o que se quer fazer, como responder a perguntas dos espectadores ou mostrar os bastidores a eles;
- Definir um plano. Isso pode incluir mensagens principais ou calls-to-action para o público. Ter um plano ajuda a deixar a transmissão ao vivo organizada e estruturada.
- Convidar mais um apresentador. Outro criador de conteúdo pode participar da transmissão ao vivo. O outro apresentador pode interagir com o público e ler o bate-papo (em frente à câmera ou não).
- Ter um produtor para moderar o bate-papo e remover mensagens impróprias. Ele poderá ajudar na transição entre segmentos.
- Usar a descrição do canal para promover a data, a hora e o tema da transmissão ou divulgar usando o banner do canal.
- Criar título, descrição e miniatura para que a transmissão ao vivo possa ser encontrada com facilidade depois de iniciada.
- Criar teasers nas mídias sociais e fazer uma contagem regressiva para a transmissão ao vivo.
- É possível agendar uma transmissão ao vivo por dispositivos móveis ou webcam com antecedência e, então, compartilhar a data, a hora e o URL nas mídias sociais para gerar expectativa.
- Pode-se fazer live de qualquer lugar usando um dispositivo móvel ou computador. Há instruções específicas para cada opção.

 

Lena Castellón

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