Temporada de lives

Shows tomam plataformas digitais, atraindo público e marcas

09.04.20

Seja ao vivo ou com a transmissão de shows históricos, bandas e músicos têm feito a alegria de fãs confinados em suas casas. Nas redes sociais, já virou piada a proliferação de lives que vem ocorrendo mundo afora por causa da pandemia - a todo tempo abre-se uma live em plataformas como Instagram, com assuntos os mais variados. Mas é fato que as apresentações ao vivo de artistas têm conferido momentos de entretenimento e prazer para tanta gente presa em seus lares.

A live de Marília Mendonça, feita na noite desta quarta-feira (08), chegou a travar o YouTube nos primeiros minutos, tantos foram os acessos. A transmissão chegou a reunir 3,2 milhões de pessoas simultaneamente. A audiência média ficou em 2,5 milhões durante o show feito a partir de uma chácara e que teve parceria da Stone. Nesta quinta-feira, o total de views passava de 45 milhões.

No sábado 4, a dupla Jorge e Mateus também tinha feito sua live, com cerca de 3 milhões de pessoas acompanhando o show simultaneamente. A apresentação durou quatro horas e o total de views até o momento beira 30 milhões de visualizações. Gusttavo Lima, que tinha feito live no dia 28 de março, teve pico de audiência de 720 mil views simultâneos. Antes desses “ao vivo”, quem detinha a melhor marca era nada menos que Beyoncé, com 458 mil pessoas vendo ao mesmo tempo sua apresentação no Coachella de 2018.

Com os festivais paralisados, isso não quer dizer que não se possa fazer um revival de uma grande apresentação. Uma ou mais. Uma das mais recentes adesões à onda de shows no YouTube nestes tempos de covid-19 é o Radiohead. Nesta quinta-feira, 09, o grupo exibirá o primeiro de uma série de shows cultuados pelos fãs em seu canal no YouTube.

A banda liderada por Thom Yorke anunciou na quarta-feira (08) pelas redes que estreia a série (semanal) com "Live From a Tent in Dublin", registro de uma apresentação na Irlanda em 2000, poucos dias após o lançamento de "Kid A". No Brasil, o show pode ser visto a partir das 18h.

No setlist, faixas do álbum lançado naquele ano e outros hits como “Fake Plastic Trees”, “Paranoid Android” e “Karma Police”. O post da banda diz: “Agora que você não tem escolha, se gosta ou não de uma noite tranquila, apresentamos o primeiro de vários shows ao vivo no Radiohead Public Library em nosso canal no YouTube”. O texto faz referência à biblioteca digital que o grupo lançou em janeiro com vasto material coletado ao longo da carreira da banda (relembre aqui o que é esse projeto).

O movimento do Radiohead remete à série de apresentações que o Metallica também vem reproduzindo no YouTube desde o dia 23 de março, uma segunda-feira. A decisão da banda foi liberar um show histórico na íntegra todo início de semana. É o #MetallicaMondays. A proposta é que as apresentações sejam exibidas enquanto durar a quarentena.

Em relação às lives, outras plataformas estão sendo usadas, como Facebook e Spotify. Artistas têm se apresentado isoladamente. Mas também já houve festival. Elton John organizou o iHeart Living Room Concert, no dia 29, que teve artistas como Dave Grohl (líder do Foo Fighters), Alicia Keys, Mariah Carey, Billie Eilish e Sam Smith. O festival foi exibido na Fox, mas os vídeos estão disponíveis no YouTube.

A verdade é que os shows nas plataformas digitais explodiram. E são tantas as apresentações ao vivo que já existe até agenda de lives. Nesta quinta-feira, além do Radiohead, pode-se ver Bruno e Marrone, no YouTube. No sábado, Gusttavo Lima repete a dose, também no YouTube, mas incluindo Facebook e Instagram. E domingo tem Turma do Pagode, na plataforma de vídeos do Google.

Como disse Jair Oliveira, sócio da S de Samba, em entrevista ao Clubeonline, “quase todos os momentos de leveza nesta quarentena mundial envolvem música”. Ele afirmou que produções musicais têm sido ainda mais utilizadas neste período como forma de levantar o espírito das pessoas (leia aqui).

Oportunidades

Muitas dessas apresentações acabam também ajudando causas, basicamente as relacionadas com a luta contra a pandemia, como a de Marília Mendonça - que teve mensagem do ministro da Saúde - e o iHeart Living Room, feito para reforçar a luta contra a covid-19. Mas também se apresentam como oportunidades para as marcas, o que já agita empresas e veículos em torno de projetos comerciais.

Entre os dias 10 e 12 de abril, acontece o Projeto SO+MOS Música, promovido pelo Grupo Live e Agência Estalo, com apoio da Pepsi. Ele oferecerá três horas de música por dia e visa arrecadar fundos para auxiliar as instituições CUFA e Gerando Falcões. No line-up nomes como Chitãozinho e Xororó, Edson e Hudson, Sambô, Zeeba, Maneva e Toni Garrido.

No YouTube, as transmissões serão no canal do UOL, que apoia o projeto. Elas estão organizadas como Sertanejo, Pop e Eletrônico. As sessões terão embaixadores, caso de Roberta Rodrigues, Jonathan Azevedo e Edu Lyra, que vão interagir com o público. O SO+MOS também será exibido na homepage do UOL.

E em breve será transmitido o One World: Together at Home. Criado para apoiar os profissionais da saúde que estão no combate direito ao coronavírus, o festival, organizado pela OMS e pelo Global Citizen, tem a curadoria de Lady Gaga e será exibido em diversas redes de TV e plataformas digitais no dia 15 (confira mais detalhes aqui e aqui). Ou seja, quem quiser ver poderá acionar o Facebook, o YouTube ou a MTV no Brasil.

Temporada de lives