arrow_backVoltar

Tendências da Maioria

25 de Março e/ou Oscar Freire?

15.12.09

O Data Popular e o Datafolha realizaram pesquisa para detectar em quais locais os paulistanos de todas as classes sociais costumam fazer suas compras.


A pesquisa, que faz parte do estudo “Tendências da Maioria” também traçou um paralelo entre os frequentadores da rua de comércio popular 25 de Março e os da Oscar Freire, focada em produtos de alto padrão.  


O estudo aponta que 86% dos paulistanos já fizeram compras na rua 25 de Março alguma vez na vida. A análise detectou ainda que 49% de quem fez compras na 25 de Março nos últimos três meses tem renda familiar acima de 10 salários mínimos.  


Renato Meireles, sócio-diretor do Data Popular, observa que as pessoas das classes A e B gastam mais, proporcionalmente, do que as de baixa renda na 25 de Março, mas em produtos diferentes.


“Compra-se de tudo na 25 de Março, mas enquanto a classe AB compra brinquedos e artigos para festas, as classes baixas compram roupas”, afirma Meireles.


O comprador da rua 25 de Março também é mais assíduo e fiel que das demais ruas comerciais. Os dados mostram que 51% de quem já fez compras na 25 de Março realizou alguma compra lá nos últimos três meses. O número cai para 39% entre os frequentadores da Oscar Freire.


Sobre a rua que oferece produtos às classes mais privilegiadas, a pesquisa mostra ainda que 42% dos moradores de São Paulo desconhecem o local, apenas 10% já compraram lá, e esse número inclui também os consumidores de baixa renda (67% das pessoas que já compraram na Oscar Freire têm renda familiar de até 10 salários mínimos, segundo a pesquisa).


A análise "Tendências da Maioria"  foi realizada a partir de pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados. Foram realizadas 624 entrevistas com pessoas acima de 16 anos, de ambos os sexos e todas as classes sociais. 

Tendências da Maioria

/