Testemunha Ocular

IMS lança site dedicado ao fotojornalismo

03.06.22

Para atuar como memória do fotojornalismo brasileiro, mostrando do passado ao presente, o Instituto Moreira Salles (IMS) acaba de lançar o site Testemunha Ocular. Ele apresenta a produção e carreira de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país. Também inclui dossiês, ensaios críticos e depoimentos em vídeo, entre outros materiais que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira.

Testemunha Ocular tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o acervo fotográfico de jornais dos Diários Associados do Rio de Janeiro, adquirido em 2016. Além de destacar esse material, o site aborda a obra de outros profissionais e diferentes assuntos relacionados à área. Ele é destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral.

A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que foi superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site. O fotógrafo Leo Aversa foi o responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.

O site está dividido em seis seções. A primeira apresenta a produção e trajetória de fotojornalistas cujos acervos estão sob a guarda do IMS. Inicialmente, estarão presentes seis nomes: José Medeiros, Luciano Carneiro e Henri Ballot, que atuaram na revista O Cruzeiro, Evandro Teixeira, Custodio Coimbra e Walter Firmo, cuja obra atualmente está em cartaz em exposição no IMS Paulista. Para cada um, há uma página no site, contendo biografia, uma amostra de 50 imagens e dossiês bibliográficos.

Outra seção, Em Foco, traz o trabalho de 44 fotojornalistas de diversas regiões do Brasil, com idades, trajetórias e perspectivas distintas, que não integram o acervo do instituto. A seleção inclui dois grandes nomes da imprensa brasileira que faleceram neste ano: Orlando Brito, que atuou por mais de cinco décadas registrando o cotidiano do poder em Brasília, e Erno Schneider, conhecido especialmente pela popular foto de Jânio Quadros com as pernas enroscadas. No conjunto, estão tanto fotojornalistas veteranos, como Reginaldo Manente, Rosa Gauditano e Hélio Campos Mello, quanto jovens em ascensão, como Gabriela Biló, Júlio César, Felipe Dana e Victor Moriyama.

Há ainda a seção dedicada a fotos históricas provenientes do acervo dos Diários Associados e de outras coleções do IMS. Cada postagem desse núcleo trará um conjunto de imagens junto com um texto de contextualização.

Na seção Relance, profissionais contam histórias de imagens que marcaram a carreira. O fotógrafo José Francisco Diorio, por exemplo, comenta a foto de um incêndio na favela do Buraco Quente, em São Paulo, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, em 2004. A imagem lhe rendeu prêmio do World Press Photo. Já o núcleo Vida Longa traz depoimentos de fotojornalistas sobre suas carreiras, começando com o de Evandro Teixeira.

Confira os profissionais que têm seus trabalhos expostos no novo site.

Seção Fotógrafos do IMS:
- Custodio Coimbra