arrow_backVoltar

The Blue Bag

Ikea em campanha pelos 30 anos da Frakta

07.06.17

A icônica bolsa de plástico azul Frakta, da Ikea, que custa US$ 0,99, foi notícia nos últimos tempos graças à grife Balenciaga, que fez uma versão de couro de US$ 2.145, muito parecida com o modelo original (veja imagem abaixo).

Mas, antes do bafafá, a rede de móveis Ikea já estava preparando uma campanha voltada ao produto, por ocasião do aniversário de 30 anos da Frakta.

Do ponto de vista da Ikea, a bolsa pode carregar quase tudo, incluindo um certo significado metafórico. Como um objeto de utilidade, é um exemplo da filosofia do "design democrático" - a fusão entre forma, função, sustentabilidade, qualidade e baixo preço, segundo defende o anunciante.

"A verdade é que este simples pedaço de plástico (...) resume tudo o que acreditamos, que o design, a funcionalidade e a qualidade não devem ser apenas para alguns", diz a Ikea.

Esse ponto de vista é resumido no comercial de aniversário da Frakta (assista abaixo), criado pela Acne/Ikea Creative Hub. Segundo a agência, o filme já estava sendo produzido desde fevereiro, meses antes da notícia sobre o lançamento da Balenciaga.

Na ficha técnica está o brasileiro Tiago Pinho, diretor de arte.

Com Adweek.

Ficha Técnica:

Agency: Acne/Ikea Creative Hub
Client: Ikea
Creative Director: Johan Holmgren
Creative Director Ikea: Morten Kjaer
Art Director: Tiago Pinho
Copywriter: David Aronson
Directors: Tompa & Rondo
Project Manager: Lovisa Friman Bendz
Executive Producer: Fredrik Skoglund
Executive Producer: David Olsson
Producer: Tim Mardell
Managing Director: Ori Mace
Assignment Leader IKEA Creative Hub: Louice Alvarsson
Client IKEA: Simone Page
Pro. Company Service : Ready To Shoot – production service in Portugal & The Producers Europe.
Exc. Producer : Margarida Adónis
Producer: Ben Lhomer
Prod. Manager: Joana Syneck
Casting coordinator : Liliana Santos
Production design : Ruth Levy.
Wardrobe : Joanne Gatefiled
Make up: Antonio Carreteiro
Gaffer : Joca
Grip: Marco Paulo
1AC: João Natvidade

The Blue Bag

Ikea em campanha pelos 30 anos da Frakta

/