arrow_backVoltar

The Last Mile

A despedida do Fusca

06.01.20

Nos últimos momentos de 2019, a Volkswagen fez a despedida do Fusca, modelo que foi produzido durante 70 anos. O filme “The Last Mile”, criação da Johannes Leonardo, faz uma homenagem ao modelo pela perspectiva de um homem que cresceu vendo o carro, da infância à juventude, em meio a um cenário de contracultura, até o casamento e a constituição da família.

A animação, que rapidamente viralizou, traz referências a momentos culturais que se tornaram notórios. Uma cena remete ao ator Kevin Bacon, que dirigiu um Fusca amarelo em “Footlose”. Uma versão de Andy Warhol surge batendo uma foto do carro enquanto este se desloca. Tudo isso ao som de “Let It Be”, dos Beatles, o que faz lembrar a capa do álbum “Abbey Road”, que completou 50 anos em 2019 e que tem um Fusca (em inglês, Beetle) branco na foto.

Leo Premutico, cofundador e CCO da Johannes Leonardo, declarou para Adweek que “qualquer produto que tenha desempenhado um papel tão importante na nossa cultura, por várias gerações, não poderia ir embora de maneira silenciosa". A campanha também sinaliza para o novo. Em seu final, o filme mostra os contornos do ID.4, um dos carros elétricos da Volkswagen. E vem a mensagem “Where one roads ends, another begins”.

"A indústria automotiva está passando por uma renovação com o advento da mobilidade elétrica", disse Premutico. “A véspera de ano novo, especialmente uma que assinala o fim de uma década e o início de outra, foi o momento perfeito para esta mensagem. É um momento muito natural para refletir e olhar para o futuro", explicou (leia mais aqui).

A campanha fez muita gente lembrar da despedida da Kombi, criação da AlmapBBDO. A comunicação traz o último desejo do modelo, em filme narrado pela atriz Maria Alice Vergueiro (lembre aqui) que foi veiculado em 2014. A estratégia incluiu mais seis minidocumentários.

 

Ficha Técnica

Agency: Johannes Leonardo
Chief Creative Officer: Jan Jacobs
Chief Creative Officer: Leo Premutico
Executive Creative Director: Jimm Lasser
CD/Art Director: Laura Longstaff
Art Director: Chris Luu
Copywriter: Brandon Holliday
Design Director: Charles Watlington
Junior Creative: Austin Haas
Sr. Project Manage: Loren Lee
Head of Integrated Production: Maria Perez
Group Executive Producer: Benton Roman
Executive Producer: Rebecca O’Neill
Senior Business Affairs Manager: Cindy Gines
Business Affairs Manager: Joe Bringuier
Business Lead: Ben Muldrew
Management Supervisor: Mal Gretz
Account Executive: Stephanie Loucas
Group Strategy Director Mary Bakarich
Head of Communications Strategy Meg Piro
Senior Comms Strategist Erinn Morrison

Production
Company: Nexus Studios
Director: Fx Goby
Executive Creative Director: Chris O’Reilly
Executive Producer: Juliet Tierney
Senior Producer: Cindy Burnay
Line Producer: Rebecca Archer
Production Assistants: Hannah McCarthy, Beatriz Honório
Art Director: Manshen Lo

Design
Pierre Rougemont
Fanny Hagdahl Sörebo
Signe Cold
Storyboards: Louis Kynd

3D
Antonin Derory
Lea Arachtingi
Animation Supervisor: Michal Firkowski
Animation Lead: Diego Porral

Animation
Alex Bernas
Alex Potts
Alex Dray
Emma Wakely
Flora Caulton
Guillaume Pochez
Iris Abols
Nelly Michenaud
Sim Marriott

Composite
Bethany Levy
Dylan White
Elliot Kajdan
Leo Bubani
Paul Rice
Uruguay Service Company: La Productora
Executive Producer: James Lloyd
Line Producer: Diego Gregorio
Director Of Photography: Fernando Lorenzale
Assistant Director: Carlos Hoffman
Art Director: Cecilia Guerriero
Costume Stylist Mercedes Kicelian
Editor: Pablo Riera

Post Production
Editorial: Nexus Studios
Thomas Heleta
Dave Slade
Joe Eckworth
Music: Human Music & Sound Design
Arrangement of “Let It Be”: Justin Hori
Creative Lead: Justin Hori and Andrew Bloch
Executive Producer: James Dean Wells
Choir: Pro Musica Youth Chorus
Mix and Sound Design: Sonic Union
Sound Designer & Mix Engineer: Steve Rosen
Producer: Pat Sullivan
Studio Director: Justine Cortale
Music Supervision: Groove Guild
Music Supervisor: Al Risi

The Last Mile

/