arrow_backVoltar

Tóquio 2020

Jogos estão adiados em um ano

24.03.20

Os Jogos de Tóquio não acontecerão mais em 2020. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, depois de o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, ter proposto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento das Olimpíadas e Paralímpiadas para daqui a um ano. A entidade e o governo japonês entraram em acordo.

Abe apresentou a proposta ao comitê executivo da entidade após uma longa conversa, por telefone, nesta terça-feira, 24, com o presidente do COI, Thomas Bach (leia reportagem do Guardian aqui). A entidade havia comunicado no domingo, 22, que postergar o evento estava em estudos (aqui).

De acordo com o Guardian, Abe declarou a repórteres, logo após a conversa com Bach, que ambos concordaram que o adiamento "seria a melhor maneira de garantir que os atletas estejam em ótimas condições para competir e garantir a segurança dos espectadores". A expectativa é que os Jogos sejam realizados no verão de 2021 (no hemisfério norte).

O comunicado do COI e das autoridades japonesas diz: "Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional.

Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente.

Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020."

Tóquio 2020

/