arrow_backVoltar

Transform to Net Zero

Nove empresas se unem em projeto de carbono zero, entre elas Natura

22.07.20

Lideranças de nove companhias estabeleceram uma aliança para acelerar a transição para uma economia baseada em neutralidade de carbono. Conhecida como Transform to Net Zero, a iniciativa pretende desenvolver e fornecer pesquisas, orientações e estratégias para permitir que todas as empresas possam atingir emissões “líquidas zero”. Isso significa que a humanidade deve remover tanto carbono quanto emite a cada ano.

Fazem parte do grupo: A.P. Moller - Maersk, Danone, Mercedes-Benz AG, Microsoft, Natura & Co, Nike, Starbucks, Unilever e Wipro, além do Fundo de Defesa Ambiental (FED). A Iniciativa é apoiada pela ONG Business For Social Responsability (BSR). O objetivo da aliança é possibilitar a transformação necessária para que as companhias atinjam as emissões "líquidas zero" até 2050, incluindo mudanças com foco em políticas ambientais, inovação e finanças. Os resultados da iniciativa serão disponibilizados para todos e outras empresas podem participar do projeto.

Roberto Marques, CEO do grupo Natura & Co, declarou que recentemente a companhia lançou o Compromisso com a Vida para 2030, no qual estabeleceu a meta de tornar todos seus negócios carbono zero em dez anos. "Mas, para enfrentar as crises climáticas que o mundo está enfrentando, precisamos nos ajudar a fazer mais e mais rápido", disse. Segundo ele, a iniciativa Net Zero se esforça para facilitar isso ao reunir corporações empenhadas em fazer as mudanças certas no ritmo certo. "Estamos comprometidos em construir um futuro mais brilhante que permita não apenas um mundo mais verde para as gerações futuras, mas a recuperação econômica sob novas premissas exigidas pela sociedade”.

Em janeiro, a Microsoft anunciou plano de ser negativa em carbono até 2030. Nesta semana, a Apple divulgou meta semelhante, incluindo todos seus produtos e serviços (leia aqui).

Entre os princípios que norteiam a iniciativa estão:

Foco na transformação – As empresas vão cumprir compromissos individuais traduzidos em ações que incluem estratégia corporativa, governança, finanças, gerenciamento de riscos, compras, inovação e P&D e marketing.
Orientação pela ciência e por dados e métodos centrados em boas práticas – as companhias estão comprometidas com dados padronizados e com a melhora na qualidade de pesquisas e ferramentas.
Redução robusta em toda a empresa – a neutralidade de emissão de carbono requer reduções de emissões em toda a cadeia de valor, incluindo produtos e serviços e cadeia de suprimentos.
Investimento em inovação – compromisso substancial e vontade de investir e acelerar a inovação para alcançar a transformação para carbono zero, incluindo parcerias.
Transição justa e sustentável – grupos marginalizados e comunidades de baixa renda sofrem os maiores impactos das mudanças climáticas. Em virtude disso, as empresas vão ajudar a oferecer condições para que se busquem soluções climáticas efetivas, justas e sustentáveis para pessoas de todos os gêneros e raças.

Para saber mais, acesse aqui.

Transform to Net Zero

/